Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/storage/4/5f/ef/site1364998821/public_html/wp-config.php:1) in /home/storage/4/5f/ef/site1364998821/public_html/wp-content/plugins/wcp-contact-form/agp-core/classes/persistence/session/Agp_SessionAbstract.class.php on line 10

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/storage/4/5f/ef/site1364998821/public_html/wp-config.php:1) in /home/storage/4/5f/ef/site1364998821/public_html/wp-content/plugins/wcp-contact-form/agp-core/classes/persistence/session/Agp_SessionAbstract.class.php on line 10
Cursos de graduação e pós-graduação

Cursos de graduação e pós-graduação

Ministério financia propostas de curso superior que promovam inclusão social                          

 

 

 

Podem concorrer instituições públicas de ensino superior federais, estaduais e municipais. 

 

 O Ministério da Educação irá financiar propostas de cursos de graduação e pós-graduação de entidades de ensino superior federais, estaduais e municipais que estimulem a promoção da igualdade racial e a valorização das culturas indígenas e afro-brasileira.

O Edital nº 1/2014, selecionará 20 propostas de cursos preparatórios de pós-graduação. O objetivo é ampliar as oportunidades de acesso à formação superior a estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.

Já o edital Edital nº 2/2014, apoiará até 50 projetos conjuntos de pesquisa entre instituições brasileiras e estrangeiras nos níveis de graduação-sanduíche e doutorado-sanduíche. Todas as áreas do conhecimento podem concorrer, mas terão preferência na seleção as propostas que promovam a igualdade racial, o combate ao racismo, estudo e valorização das especificidades socioculturais e linguísticas dos povos indígenas, acessibilidade e inclusão, difusão do conhecimento da história e cultura afro-brasileira e indígena.

O primeiro edital receberá propostas até o dia 30 de setembro. A carga horária mínima dos cursos deve ser de 180 horas. Cada projeto selecionado receberá R$ 200 mil – 50% do valor no primeiro ano

Até o dia 18 de setembro podem ser enviadas as propostas do segundo edital. O valor repassado será de R$ 2,8 milhões por projeto. Serão até 14 bolsas de estudos para graduação sanduíche e doutorado sanduíche em universidade estrangeira, distribuídas conforme descrito no edital.

Os editais podem ser consultados na página do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimentona internet. As atividades nas instituições terão início em 2015, com prazo de dois anos e possibilidade de mais um.

Blog Diálogos Federativos com informações do MEC

 

 

Veja também

Be the first to comment on "Cursos de graduação e pós-graduação"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*