EXCLUSIVO: Coxixola supera meta nacional e tem maior IDEB do Estado

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O resultado do Ideb de 2017 foi divulgado nesta segunda-feira (03) e a cidade de Coxixola, no Cariri do Estado, atingiu a melhor média da Paraíba.

Veja aqui a nota de sua cidade

Segundo dados fornecidos pelo Inep, a educação municipal de Coxixola atingiu nas séries iniciais a média 7,1 pontos, ficando com a maior nota entre todas as cidades do Estado. A Pequena Notável se destacou ainda mais, porque até o ano de 2015 pela pequena quantidade de alunos matriculados, a rede municipal sequer era avaliada e na primeira vez que participou das provas superou todas as demais escolas da Paraíba.

A nota do Ideb é calculada a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. Vale lembrar que o índice também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação e ser a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Este plano estabelece como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que já foi superada pelo município caririzeiro.

O secretário de Educação, Fabiano Araújo, atribui o resultado aos investimentos feitos pela gestão desde o ano 2013 na melhoria da infraestrutura física das escolas, formação continuada para os professores, implantação do sistema próprio de avaliação e monitoramento das ações desenvolvidas em sala de aula, investimentos em tecnologia, mobilização com as famílias, alimentação escolar de qualidade, recursos didáticos pedagógicos e materiais e evidentemente ao trabalho continuo dos professores visando acompanhar as novas necessidades e mudanças no sistema educacional Brasileiro.

Para o prefeito Givaldo Limeira, a avaliação do Ideb mostra o quanto o trabalho da gestão dá resultados práticos e transcende as picuinhas políticas que por vezes são alçadas a condição de tema principal. “Enquanto alguns trabalham só falando, nós planejamos ações, projetamos metas e alcançamos grandes conquistas em todas as áreas de nossa administração. O povo de Coxixola que é inteligente e politizado sabe de nossa responsabilidade e vamos dedicar cada vez mais esforços para que o dinheiro público seja bem empregado e melhore de fato as condições de vida de nosso povo”, comemorou o gestor.

Veja a nota do IDEB por cidade do Cariri

N Cidade 5 Ano
1 Coxixola 7,1
2 Cabaceiras 6,4
3 São Domingos do Cariri 6,2
4 Prata 6,0
5 Monteiro 5,9
6 Gurjão 5,6
7 Livramento 5,3
  Congo 5,3
  Amparo 5,3
8 S. J dos Cordeiros 5,2
9 Caraubas 5,1
10 Zabele 5,0
11 Camalau 4,9
12 Súme 4,8
13 Ouro Velho 4,7
  S. S. do Umbuzeiro 4,7
14 Santo André 4,5
  S. J. do Tigre 4,5
  Serra Branca 4,5
15 Parari 4,3
16 S. J. do Cariri 3,9

 

DE OLHO NO CARIRI

Be the first to comment on "EXCLUSIVO: Coxixola supera meta nacional e tem maior IDEB do Estado"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*