INDEPENDÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES É FUNDAMENTAL, DESTACA CGU

“O Brasil evoluiu muito nos últimos anos fortalecendo as instituições responsáveis pela defesa do estado e aqui eu falo da própria Controladoria-Geral da União, mas também da Polícia Federal, do Ministério Público que atuam com independência, a independência que é necessária, fundamental para fazer esse enfrentamento”, disse o ministro-chefe da CGU, Valdir Simão, durante o programa Bom Dia, Ministro.

Simão destacou também os avanços na legislação brasileira e na capacidade de investigação das instituições. “Também evoluímos muito na capacidade de investigação, com aparelhamento tecnológico, com integração de informação e base de dados. Portanto, o país está preparado, e o resultado disso são estas investigações que estão sendo feitas de forma muito profunda, atingindo pessoas que até pouco tempo atrás poderiam ser consideradas inatingíveis pela mão do Estado, pela mão da Justiça.”

O ministro fez ainda um balanço dos resultados das fiscalizações realizadas pela CGU. “Aperfeiçoamos nossa fiscalização especial dos municípios, direcionando a atuação para aqueles em que temos indicativos de problema”, destacou. Este ano, foram feitas 5,7 mil auditorias, além de 29 operações de enfrentamento à corrupção em parceria com a Polícia Federal.

Outro dado citado pelo ministro se refere às punições que vêm sendo aplicadas a servidores que cometem práticas de corrupção. “Somente este ano, até novembro, 435 servidores públicos foram expulsos do Executivo federal. Quase 60% deles por práticas de atos de corrupção.”

Fonte: EBC na Rede

Veja também

Be the first to comment on "INDEPENDÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES É FUNDAMENTAL, DESTACA CGU"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*