As mais vistas

ITUPEVA

---13

Em Itupeva, cuidar das crianças é prioridade para o governo municipal                

 

O Programa de Desenvolvimento Infantil “Primeiríssima Infância” já conquistou o Prêmio ALAS-BID como o mais inovador da América Latina

 

Por Flaviana Costa

 

Investir em Educação é o ponto de partida rumo ao desenvolvimento para qualquer município de qualquer país do mundo. Em Itupeva (SP), a Prefeitura segue à risca esta estratégia e já está obtendo resultados satisfatórios, além do reconhecimento internacional. O Governo Popular de Itupeva, política adotada pelo prefeito Ricardo Bocalon, tem por objetivo investir na formação de cidadãos responsáveis, o que só é possível por meio de um sistema público de ensino de Qualidade.    

O Programa de Desenvolvimento Infantil “Primeiríssima Infância” foi implantado no município de Itupeva em 2009 através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itupeva, a Secretaria Estadual de Saúde, a APAE e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), com o objetivo de introduzir conceitos e práticas de promoção do desenvolvimento integral e integrado durante a gravidez, nascimento, pós-parto e cuidados com a criança até os três anos de idade, por meio dos serviços de saúde, educação e de assistência social.

Em 2012, devido ao bom desempenho do Primeiríssima Infância, Itupeva foi escolhida para administrar a expansão do programa nas cidades que compõem o Colegiado Regional de Jundiaí (CRJ), que é formado pelos seguintes municípios paulistas: Itupeva, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Várzea Paulista.

O Programa Primeiríssima Infância tem se desenvolvido tão bem, que já conquistou reconhecimento internacional. Em maio de 2014, o programa ganhou o Prêmio ALAS-BID como o mais inovador da América Latina. A premiação é promovida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Fundação América Latina en Acción Solidaria (ALAS).

O prefeito Ricardo Bocalon, a primeira-dama e secretária Municipal de Educação e Cultura de Itupeva, Idelma Bocalon, e o diretor presidente da FMCSV, Eduardo de Campos Queiroz, receberam o Prêmio ALAS-BID, que lhes foi entregue pela ex-Secretária de Estado dos Estados Unidos,Hillary Clinton, num evento realizado em Washington (EUA). O presidente do BID,Luis Alberto Moreno, e Alejandro Santo Domingo, presidente da Fundação ALAS, também participaram da entrega do prêmio de projeto inovador.

 

EDUCAÇÃO COMO BASE DA SOCIEDADE

 

Todo processo de desenvolvimento infantil se inicia a partir de vínculos bem estabelecidos. O Programa Primeiríssima Infância tem procurado oferecer informações e condições aos pais e/ou cuidadores primários, para que estimulem as crianças, levando-as ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades.

O Governo Popular de Itupeva dispõe de um Pronto Socorro Infantil, exclusivo para o atendimento pediátrico, com estrutura de primeiro mundo. Nas Creches, as crianças da primeira infância têm experiências positivas nesta fase tão importante e essencial, com estímulos pertinentes a cada faixa etária. Todo o currículo da educação infantil está pautado no ato de brincar, situação imprescindível na infância, capaz de propiciar trocas, oferecer oportunidades para as crianças conviverem com suas diferenças e, principalmente, desenvolver a imaginação, a linguagem, o sentido da compreensão e apropriação de conhecimentos e sentimentos.

Na EMEFEI Jardim Vitória, 97 alunos do Infantil e 240 do Fundamental estudam em tempo integral. A grade curricular conta com disciplinas de base comum, bem como disciplinas diversificadas como música, inglês, filosofia e aulas práticas de informática educacional e jogos educativos, além de um projeto de capoeira e história da cultura afro-brasileira e um projeto de Robótica.

A alimentação escolar oferece cardápio variado, que atende a recomendação nutricional por faixa etária.  E todos os alunos da rede municipal de ensino de Itupeva recebem kit escolar e uniforme completo.

Os alunos da rede pública de ensino de Itupeva contam com veículos que atendem a normativa legal do transporte escolar, com carros exclusivos. São mais de 4.000 alunos da rede municipal e estadual que utilizam o transporte escolar, com segurança e conforto garantido em todo o trajeto.

 

Os professores foram beneficiados com 1/3 de sua carga horária dedicado aos estudos de aperfeiçoamento profissional e ainda tiveram 40% de bônus salarial para dedicação exclusiva à escola integral.        

 

Da esquerda: O prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon; Luis Alberto Moreno, presidente do BID; Hillary Clinton, ex-Secretária de Estado dos Estados Unidos; e o diretor presidente da FMCSV, Eduardo de Campos Queiroz, durante a cerimônia de entrega do Prêmio ALAS-BID

Veja também

Seja o primeiro a comentar em "ITUPEVA"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

*