MERCOSUL: MAIS INTEGRAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS

Os coordenadores nacionais do Fórum Consultivo de Estados e Municípios do MERCOSUL (FCCR) se reuniram na capital do Paraguai (Assunção) para discutir e avaliar medidas que garantam mais integração entre estados e cidades do bloco sul-americano.

Eles aprovaram as propostas apresentadas pelo Brasil de criar um marco legal para criação das mercorregiões – áreas de cooperação das cidades de fronteiras – e de incentivar a formação de consórcios públicos entre essas cidades.

Essas propostas são resultado da reunião do grupo de trabalho sobre integração fronteiriça que aconteceu mês passado em Porto Alegre (RS).

Bruno Sadeck, assessor internacional da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República participou do encontro.

Ele avalia que essas ações são necessárias para fortalecer a cidadania regional e a integração nas fronteiras do MERCOSUL. “Temos a finalidade de construir uma realidade comum para o bloco respeitando a diversidade de cada País”, disse.

O FCCR também irá estimular a construção de uma posição pró-integração entre os profissionais da imprensa . No próximo mês será realizado um seminário internacional sobre o assunto voltado exclusivamente para os comunicadores.  O FCCR também estará presente no 4° Colóquio Sul-americanos de Metrópoles (MSul) que será em Montevidéu (Uruguai) de 28 à 30 de outubro de 2015.

Portal Federativo

Veja também

Be the first to comment on "MERCOSUL: MAIS INTEGRAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*