As mais vistas

MINHA EMPRESA GANHOU UM SELO DE QUALIDADE! COMO SABER SE TER UM, É SINAL DE MAIS VENDAS. Série Atendendo a pedidos.

Slide1

Parabéns!!! Mesmo!!! Fico muito feliz por você. Receber um Selo de Qualidade é um baita reconhecimento do seu trabalho. É a consequência de todo um trabalho. Ainda que deve ser meio e não fim, quando vem é uma prêmio. Por isso. Comemore!! Mesmo!! Agora …ao tema desta Terça-feira…

Se seu objetivo ou expectativa por ter recebido o selo é ter mais acesso ao mercado, eles somente te proporcionarão isso se a certificadora tiver um business por trás, como uma plataforma, e ou algo como uma OTA (Agência de Viagens On-line …em inglês livre). Tudo é uma questão na verdade de referência. É isso que você deve olhar. No resto, aproveite a festa da premiação!

Ocorre que muita  expectativa pode ser criada entorno dos resultados comerciais por conta de ter um selo de qualidade. Faça um exercício. Depois de algum tempo pós-premiação, compare o resultado operacional. Se possível compare com os dos anos anteriores para medir o impacto de fato do selo em vendas realizadas. Veja. Ter um selo em si, nem sempre é sinal de mais vendas. Esta discussão não é de hoje. Nos últimos 15 anos volta e meia ela vem. E a pauta gira sempre entorno na mesma temática: ter selo dá mais resultado? É sinal de melhor oportunidades de acesso ao mercado?

Se o selo for acaso dado por alguma instituição do terceiro setor, mas que não tenha uma parceria ou uma base sólida comercial, dificilmente ela por si só irá te ajudar nas vendas. Observe isso. Senão, no máximo você poderá aproveitar este reconhecimento para fazer a sua mídia própria. E faça, pois é o que jogará a seu favor. Tais instituições não estão aí para vender para ou por você. Não é o papel delas. Em muitos casos criam selos como política institucional de incentivo à qualidade. O que é muito válido. Ponto.

Selos outorgados por órgãos públicos normalmente fazem parte de uma política também governamental, como por exemplo de incentivo ao cadastramento das empresas turísticas. Governos não estão aí também para vender seus serviços. No máximo podem promover, porém, via de regra, agem de forma generalista por conceito. E ainda que façam um trabalho de “divulgação”, não necessariamente irão fazê-lo no mesmo foco do seu público.

Obter um é muito importante para você e para seu negócio. Sem dúvida. Mas no fundo, bem no fundo, selos são uma mensagem que diz: Mais importante que “chegar lá” é manter-se. Em outras palavras, eles aumentam a sua responsabilidade, na medida em que criam uma expectativa maior no consumidor. Certamente afetará a percepção dele para com os serviços prestados por você. O que é muito bom, não acha?

Dúvidas, esclarecimentos? Pergunte.

Eduardo Mielke é Dr em Turismo pela Universidade de Málaga (Esp) e escreve toda semana sobre Gestão & Política de Turismo Municipal.

 

Seja o primeiro a comentar em "MINHA EMPRESA GANHOU UM SELO DE QUALIDADE! COMO SABER SE TER UM, É SINAL DE MAIS VENDAS. Série Atendendo a pedidos."

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

*