Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/storage/4/5f/ef/site1364998821/public_html/wp-config.php:1) in /home/storage/4/5f/ef/site1364998821/public_html/wp-content/plugins/wcp-contact-form/agp-core/classes/persistence/session/Agp_SessionAbstract.class.php on line 10

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/storage/4/5f/ef/site1364998821/public_html/wp-config.php:1) in /home/storage/4/5f/ef/site1364998821/public_html/wp-content/plugins/wcp-contact-form/agp-core/classes/persistence/session/Agp_SessionAbstract.class.php on line 10
MUNICÍPIOS E OS OBJETIVOS GLOBAIS

MUNICÍPIOS E OS OBJETIVOS GLOBAIS

Foto: Alicia Nidjam/Creative Commons

Por meio do compartilhamento de dados e informações, metas e objetivos da Agenda 2030 poderão ser alcançados em âmbito local. “É impossível que tenhamos um grande número de pessoas trabalhando pelos Objetivos se não houver parceria de instituições com o mesmo foco”, diz representante do PNUD.

Os também chamados Objetivos Globais tratam de temas que atingem diretamente toda a população, voltados para erradicação da pobreza, crescimento econômico, redução das desigualdades e sustentabilidade ambiental. Por isso, o diálogo estreito com representantes locais é essencial para aprofundar as ações dos ODS.A nova Agenda 2030, que engloba os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem como um dos pilares a parceria e os meios de implementação para o cumprimento das metas (ODS 17). O foco é fortalecer a cooperação com diversos atores: setor privado, sociedade civil, governos.

Pelos meios de implementação, o cumprimento das metas e objetivos dos ODS poderá ser avaliado de forma conjunta por todos os atores envolvidos em cada projeto. Dessa forma, o fornecimento de dados e informações pelos municípios, que atuam diretamente com as populações, torna-se fundamental para as metas serem atingidas até 2030.

Na opinião do presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Márcio Lacerda, a participação no âmbito local é fundamental para o cumprimento dos objetivos globais. “É indispensável que os municípios dialoguem com a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esse engajamento é fundamental para a agenda proposta pela ONU – junto com governos, setor privado e sociedade civil organizada –, pois é no ambiente das cidades que se identificam os principais desafios e demandas por serviços públicos”, afirma Lacerda, prefeito de Belo Horizonte (MG).

Acompanhar a implementação das metas referentes aos ODS no âmbito municipal, gerenciar as informações, os dados e indicadores será uma tarefa essencial para o cumprimento desses objetivos. O assessor sênior para o Desenvolvimento Sustentável do PNUD do Brasil, Haroldo Machado Filho, garante que essas atividades são fundamentais para mobilizar diversos atores. “É impossível que tenhamos um grande número de pessoas trabalhando pelos ODS se não houver parceria de instituições com o mesmo foco”, afirma.

Para agregar esse conjunto de informações, o especialista garante que todos os setores devem estar envolvidos por meio de parcerias. “Os Estados, governos locais, a sociedade civil organizada, o setor privado e a academia precisam trabalhar em sinergia. Assim, poderemos ter sucesso na Agenda 2030, e o papel dos gestores locais torna-se fundamental nesse cenário”, completa.

Veja também

Be the first to comment on "MUNICÍPIOS E OS OBJETIVOS GLOBAIS"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*