Qual é o perfil ideal de um gestor público?

Os profissionais responsáveis por coordenar o setor público têm o compromisso de contribuir para o processo de desenvolvimento sustentável, por estar diretamente vinculado à realidade econômica, social, política, cultural e ecológica. Para identificarmos as características do perfil ideal de um gestor público, compartilhamos o trabalho da  administradora Cristiane Botezini Albarello. Em seu artigo “O papel do administrador na gestão pública”, ela analisou fatores de uma boa atuação profissional.

Entre as características de um bom gestor público levantadas pela autora estão:

1.  Visão global e estratégica

É essencial que o profissional tome atitude para estabelecer estratégias, firmar parcerias com os demais setores e despertar a participação. A autora ressalta também a necessidade da gestão buscar a interação entre planos, metas e orçamento anual, contemplando projetos, programas e ações que gerem desenvolvimento socioeconômico e ambiental. O gestor público deve voltar suas práticas ao estímulo da cidadania.

2. Liderança

O gestor deve conduzir a equipe para o alcance dos resultados esperados pela sociedade, assumindo o papel de líder. Para essa tarefa, ele deve primar pela motivação e incentivo à criatividade de cada servidor, conscientizando todos da importância da função pública. É necessário também que o profissional desvincule os planos, projetos e ações de caráter partidário, para manter a credibilidade do que fala e faz.

3. Foco no PCDA

gestor público deve sempre se preocupar com a melhoria contínua dos processos. Uma metodologia que pode ajudá-lo nisso é o PDCA – que vem do inglês plan, do, check, action. O propósito do método é a otimização do tempo das atividades e o estímulo da entrega de resultados. O plano tático garante que cada um esteja ciente do que deve ser feito, e o objetivo que a ação deve atingir.

4. Inovação e aprendizado contínuo

O profissional deve evoluir em métodos e práticas de gestão, tornar-se um agente catalisador de inovações transformadoras. Vale ter como princípio a busca por uma estrutura administrativa mais enxuta, otimizada, e menos burocrática.

Em seu artigo, Cristiane Botezini Albarello conclui que o que torna um gestor público um profissional capacitado e comprometido é  a ética. “Sem a disciplina e seriedade da conduta ética, nenhum esforço é mérito.”

Be the first to comment on "Qual é o perfil ideal de um gestor público?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*