As mais vistas

SOCORRO (SP)

Portal Colonial (socorro)

Prefeitura de Socorro investe na melhoria da qualidade de vida da população

Uma das premissas da administração municipal é humanizar o atendimento no SUS

Da Redação

A atual Administração Municipal da Estância de Socorro, interior de São Paulo, está completando seus dois primeiros anos com muitas realizações. Tendo a humanização do atendimento à população e a melhoria de sua qualidade de vida como uma de suas premissas, o governo participativo – como sugere o slogan “Trabalho de Todos”, é liderado pelo prefeito André Eduardo Bozola de Souza Pinto (PTB).

Para tanto, a Prefeitura investe na ampliação e melhoria da atenção básica de saúde no município, através da reforma e reabertura de postos, implantação da Estratégia Saúde da Família, Central de Agendamentos, aquisição de equipamentos modernos, ampliação das linhas para transportes de pacientes, contratação de mais médicos e construção de novas unidades. Além disso, a implantação do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, presta hoje um serviço de excelência, aliado ao atendimento da Guarda Civil Municipal, um dos serviços mais bem avaliados do município.

Para melhor atender à população e às necessidades do município, a Prefeitura está renovando gradualmente sua frota. Até o momento, mais de 40 novos veículos foram adquiridos, com recursos próprios, estaduais ou federais, incluindo automóveis, caminhões e maquinário. Uma intensa manutenção preventiva é realizada em toda frota, garantindo seu funcionamento e reduzindo as despesas com consertos ou dias parados.

Os equipamentos permitem que o setor de serviços atenda os mais de 1.000 km de estradas rurais pertencentes ao município, possibilitando a mobilidade dos moradores e o escoamento da produção agrícola. Ações desenvolvidas pela Prefeitura visam reduzir o impacto no meio ambiente, como a implantação dos Ecopontos e PEV – Pontos de Entrega Voluntária, a Central de Triagem de lixo seletivo, a Central de Compostagem e parceria com entidade de reciclagem. Recentemente, a SABESP inaugurou no município uma nova ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, que atenderá 95% dos resíduos da zona urbana.

As ações da Administração Municipal buscam valorizar e preservar o patrimônio material e imaterial da população, melhorando sua autoestima e aflorando o sentimento do orgulho de ser socorrense.

O SEBRAE-SP agraciou o prefeito André Bozola, em julho de 2014, com o “Selo Prefeito Empreendedor”. Recentemente, Bozola recebeu o Prêmio “Prefeito Cidadão 2014”, no Encontro Nacional de Prefeitos, em Gramado(RS).

CAPACITAÇÃO E GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

A capacitação e formação de mão de obra estão entre as ações desenvolvidas na área social. Para que se tenha uma ideia, mais de 3.000 vagas foram preenchidas em cursos profissionalizantes oferecidos pela municipalidade somente nos dois primeiros anos de gestão.

Recentemente, a Prefeitura desapropriou uma área de 163 mil m² no bairro do Oratório, para implantação do Centro Empresarial. A iniciativa, inédita no município, pretende atrair novos empreendimentos à Socorro, buscando a geração de emprego e renda.

TURISMO

A Estância de Socorro tem obtido um crescente reconhecimento como destino turístico, para praticantes de esportes de aventura, ou mesmo por seus esforços pela inclusão social, através de investimentos na acessibilidade e mobilidade.

A cidade é associada à APRECESP – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, dentre 70 municípios. Atualmente, Bozola é o vice-presidente da associação, e seu último encontro anual foi realizado em Socorro, no dia 29 de novembro.

O Ministério do Turismo categorizou Socorro como Destino Referência em “Aventura Especial”. Dentre as vinte atividades de esportes de aventura existentes em Socorro, dez estão adaptadas e podem ser praticadas por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Algumas das atividades praticadas: boia-cross, arvorismo, rafting, acquaride, canoagem, rapel, trilhas de quadriciclo, entre outros. Os passeios de Turismo Rural também reservam muito contato com a natureza e a simplicidade encantadora do campo. Tudo rodeado por muita natureza, clima ameno, ar puro e belas cachoeiras.

As iniciativas públicas e privadas ligadas à acessibilidade em Socorro foram reconhecidas pelo Reinado da Espanha, que outorgou ao município o “Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade Universal”. A própria rainha Sofia entregou o prêmio ao prefeito André Bozola, no Palácio Zarzuela, em Madri (Espanha), em abril de 2014.

Para os visitantes que buscam tranquilidade e contemplação, o centro da cidade reserva um passeio rico em história e cultura, através de seus casarões centenários do período colonial.

O comércio das ruas centrais, a Feira Permanente de Malhas e o shopping Moda Lojas de Fábrica são paradas necessárias para os turistas que buscam qualidade e bom preço em malhas, diretamente com os fabricantes locais.

O calendário de eventos da cidade é repleto de atrações durante o ano todo, que atraem milhares de pessoas, com destaque para o Festival de Verão, Carnaval e Festival de Marchinhas, Festival de Inverno e as tradicionais Festas de Agosto, que celebram o aniversário da cidade e o Dia da Padroeira – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Socorro possui uma grande oferta de hotéis e pousadas, com muito requinte, qualidade, hospitalidade e acessibilidade.

Recentemente, a cidade iniciou a implantação de um novo plano de marketing estratégico do turismo, financiado pelo Ministério do Turismo. Além de levantamentos estatísticos e estratégias, uma nova marca foi elaborada para representar o destino.

O acesso a Socorro, através da cidade de Bragança Paulista, será melhorado com a duplicação de trecho da Rodovia SP-08, que liga os dois municípios. A previsão de início das obras, financiadas pelo Governo do Estado de São Paulo, é para 2015.

SOCORRO LUZES DE NATAL 2014

O evento “Socorro Luzes de Natal” acaba de inaugurar sua segunda edição. O emocionante acender das luzes de Natal aconteceu na Praça da Matriz, na noite de 28 de novembro, com a participação do coral de mil vozes, formado por crianças e jovens estudantes locais.

Na noite seguinte aconteceu a abertura da Casa do Noel, no Horto Municipal, com direito à recepção do bom velhinho e presença de milhares de pessoas. A Praça do Fórum, o Palácio das Águias (antiga Prefeitura) e os portais da cidade também estão decorados e iluminados para contemplação dos visitantes.

Para abrilhantar ainda mais o evento, foi preparada uma rica programação cultural gratuita, incluindo muita música popular e erudita. Além disso, as Paradas de Natal cruzam as ruas do centro da cidade com dezenas de integrantes, figurino rico em detalhes, muita música e dança.

A árvore da Praça da Matriz, uma das três existentes neste ano, tem mais de 15 metros de altura e, para sua construção, foram utilizadas 75 mil garrafas plásticas reutilizadas. Ao todo foram reutilizadas 300 mil garrafas que seriam descartadas no meio ambiente.

A primeira edição do evento atraiu milhares de visitantes e aqueceu a economia do município. A expectativa é de superação neste ano, já que a decoração está quase dobrada e repleta de novidades.

A programação completa, locais de visitação e mais detalhes sobre o evento estão disponíveis no site: www.socorroluzesdenatal.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Socorro (SP)

Veja também

Seja o primeiro a comentar em "SOCORRO (SP)"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

*