As mais vistas

TCE-SP: PORTAL FACILITA ACOMPANHAMENTO DO DINHEIRO PÚBLICO

saopaulo

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) lançou uma nova uma ferramenta desenvolvida para auxiliar o cidadão a exercer de forma efetiva o controle dos gastos dos municípios paulistas. Através de uma linguagem clara e análises simples de informações, o Portal da Transparência Municipal permite que, todo e qualquer cidadão, em qualquer instante ou localização, acompanhe de perto a aplicação do dinheiro público (clique para acessar).

De acordo com o Diretor do Centro de Apoio Estratégico à Fiscalização (CAEF), Antonio Martins da Silva Neto, o novo portal utiliza novos conceitos de interatividade, usabilidade e aderência aos padrões de dados abertos, que facilitam o acesso a dados financeiros e contábeis dos municípios paulistas (exceto a capital que é fiscalizada pelo TCM-SP).

O novo Portal da Transparência Municipal, desenvolvido em conjunto pelo CAEF com os setores de Informática e Comunicação do TCE, unificou o conteúdo de 2 (duas) áreas já existentes no site do TCE – o Portal do Cidadão e o Sistema de Informações da Administração Pública (SiapNet) (Clique aqui para acessar o vídeo tutorial).

A partir de um único local de acesso agora é possível consultar diversas informações do município, entre outras, receitas arrecadadas, gastos com saúde per capita, despesas com pessoal em relação à receita corrente líquida, despesas com gêneros alimentícios e combustíveis utilizados na Educação.

Para a Presidente do TCE, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, o Portal da Transparência Municipal é um incentivo para que os cidadãos monitorem e acompanhem de perto a gestão pública nas cidades paulistas: “Trata-se de instrumento que possibilitará à sociedade integrar-se com a administração pública, podendo acompanhar suas ações atualizadas, observar o passado e contribuir para a realização do futuro”, afirmou.

Veja mais: transparencia.tce.sp.gov.br

Fonte: TCESP

Veja também

Seja o primeiro a comentar em "TCE-SP: PORTAL FACILITA ACOMPANHAMENTO DO DINHEIRO PÚBLICO"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

*