As mais vistas

TECNOLOGIA A FAVOR DAS PREFEITURAS

A gestão da prefeitura precisa aproveitar ao máximo os sistemas disponíveis para criar cidades mais conectadas e próximas dos cidadãos. A gestão da prefeitura precisa aproveitar ao máximo os sistemas disponíveis para criar cidades mais conectadas e próximas dos cidadãos.

O uso da tecnologia traz muitos benefícios para a gestão pública. As vantagens vão desde a padronização de processos, desmaterialização do papel, redução de custos e aumento da produtividade, até a promoção de um governo mais transparente e eficiente. A gestão da prefeitura precisa aproveitar ao máximo os sistemas disponíveis para criar cidades mais conectadas e próximas dos cidadãos. Separamos algumas destas tecnologias e suas funcionalidades.

Veja como melhorar a gestão da prefeitura

1) Gerenciador de Documentos

A gestão da prefeitura não pode ficar de fora da era digital. Busque soluções especializadas que permitam a integração de fluxos e dados nos processos administrativos, documentos e correspondências. Fique atento se a ferramenta escolhida está preparada para receber grandes volumes de documentos e se possui certificados e assinaturas digitais, tanto para a criação de processos, quanto para tramitações e pareceres. É imprescindível garantir a autoria, autenticidade e a integridade das informações, para garantir a legalidade dos documentos.

2) Portal de Atendimento ao Cidadão

É possível oferecer diversos serviços através de processos digitais. A gestão da prefeitura pode disponibilizar o Portal de Atendimento ao Cidadão em meio eletrônico para agilizar o trâmite dos processos e reduzir as filas e tempo de espera no atendimento presencial. O cidadão ganha mais comodidade e fica mais próximo da prefeitura, com atendimento 24 horas por dia, em qualquer dia da semana. Com as solicitações tramitando diretamente em meio digital também ocorre uma redução do uso de papel, transporte de documentos e demais insumos, já que não serão mais necessários controles manuais. O uso de formulários padronizados para abertura das solicitações reduz significativamente a necessidade de interação entre o cidadão e a prefeitura para complementação dos dados, melhorando o tempo de resposta para a sociedade. O resultado é mais produtividade e transparência para a gestão pública.

3) Composição de Custos e Orçamentos

O desempenho da gestão de obras públicas também pode melhorar significativamente com o uso da tecnologia. Um sistema especializado na composição de custos e orçamentos pode reduzir em até 80% o tempo para a elaboração da planilha de orçamento. Ao implantar a tecnologia, a gestão da prefeitura passa a usufruir de facilidades como a importação das tabelas SICRO eSINAPI, muito utilizadas para a definição de preços de referência para licitações de obras. O sistema reduz o risco de erros e otimiza o tempo de execução das tarefas cotidianas.

4) Gestão de Contratos e Medições

Quem faz o acompanhamento de contratos e medições sabe o quanto essa atividade requer atenção e cuidado. A tecnologia simplifica as tarefas do dia a dia, uma vez que o próprio sistema gera alertas automáticos para lembrar prazos, saldos e pagamentos e controle de termos aditivos, além de gerar cálculos de preços e reajustes. É uma alternativa para eliminar controles manuais, que estão mais sujeitos a erros. Quando se trata de gestão de contratos, qualquer vírgula no lugar errado pode causar um rombo no orçamento e resultar em problemas para agestão da prefeitura.

Neste post destacamos apenas 4 tecnologias que podem melhorar a gestão da prefeitura, mas as possibilidades vão além. A gestão inteligente já desponta como um grande diferencial do setor público, principalmente por impactar diretamente a vida da população. Informatize a gestão do seu município com soluções especializadas e compartilhe conosco os resultados que alcançar.

Fonte: E-Gestão Pública

Foto: FirmBee/CC

Veja também

Seja o primeiro a comentar em "TECNOLOGIA A FAVOR DAS PREFEITURAS"

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.

*