A educação especial como prioridade no currículo

No Brasil inspirados em experiências concretizadas na Europa e Estados Unidos, alguns brasileiros iniciaram, já no século XIX, a organização de serviços para atendimento a cegos, surdos, deficientes mentais e deficientes físicos.

Quando voltamos a época do Brasil Império em que na Constituição de 1824, foi consagrado o direito à educação para todos os Brasileiros. Tendo esse direito se mantido nas Constituições de 1934, 1937 e 1946. E a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, na qual se afirma o princípio da não discriminação e proclama o direito de toda pessoa à educação, inclusive, do portador de necessidades especiais.


Nos dias atuais contamos com a Lei 13.005/2014 que rege como meta 4 a Educação Especial que é a universalização para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
Buscar efetivar concretamente políticas públicas que atendam de fato a Educação Especial em toda sua plenitude é um direito constituído e faz parte elementar das necessidades educacionais presentes nas unidades escolares.
É fundamental que haja mais investimentos, formações e adequações curriculares para atender as mais diferenciadas necessidades de cada aluno, de cada professor e de cada família para que juntos possamos adequar e atender as necessidades educacionais de cada aluno em sua plenitude.

Temos acompanhado muitos professores solicitando formações em educação especial, libras e demais que visam capacita los a entender e mediar seus alunos da melhor forma no seu tempo e momento.

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