Empresas implantam telemetria em ônibus de Itu (SP)

A Viação Avante e Viação Itu, concessionárias de ônibus urbanos de Itu, no interior de São Paulo, implantaram um sistema de telemetria nos veículos. A tecnologia embarcada é similar à utilizada nos carros de Fórmula 1 e motocicletas do Moto GP.

Com os equipamentos nos 88 veículos da frota, o objetivo das operadoras é reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e tornar a viagem mais confortável.

“Diariamente, os ônibus deixam de emitir mais de 1 tonelada de poluentes e, com isso, as empresas contribuem com o meio ambiente”, afirmou Paulo Barddal, diretor de Comunicação das empresas, em nota.

A telemetria também permite que toda a operação seja controlada em tempo real. Os funcionários que trabalham dentro do Centro de Controle Operacional (CCO) têm informações detalhadas. É possível saber a rotação do motor, o consumo, a temperatura do óleo, a velocidade, entre outros itens.

“Todos os motoristas passaram por treinamentos para aprender a usar a tecnologia da melhor forma. Se a frenagem, as curvas e as acelerações, por exemplo, são realizadas dentro dos parâmetros, eles ficam sabendo na hora pois têm acesso às informações disponíveis em um painel com as luzes nas cores verde, amarelo, laranja e vermelho”, disse Barddal.

Com a telemetria, as viações Avante e Itu estimam uma redução no número de acidentes e ainda redução no número de quebras.

A tecnologia foi testada e os números apresentados foram: a redução em 50% no número de quebras, redução de 65% nas reclamações relacionadas à dirigibilidade, 80% nos excessos de velocidade e 60% a menos de acidentes.

“Com a telemetria, se o CCO perceber qualquer anomalia, imediatamente é emitido um aviso de alerta para que o motorista pare o ônibus imediatamente. Isso evita quebras e minimiza os riscos de acidentes”, explicou Barddal.

Além disso, o sistema é dotado de uma função denominada shutdown. Neste caso, se o motorista deixar o veículo ligado por um período superior a quatro minutos, em marcha-lenta, o motor será desligado automaticamente.

O que é telemetria?

A telemetria permite controlar e medir qualquer coisa à distância. Com essa tecnologia, é possível ter acesso às informações importantes relacionadas às máquinas em geral, automóveis, geradores, barcos, guindastes e ônibus, entre outros.

O sistema permite que os motoristas, as empresas e gestores obtenham os dados de forma automática, parado ou em movimento. Independentemente da distância, é possível coletar e acompanhar as informações em tempo real.

OUTROS MUNICÍPIOS

No interior de São Paulo, a telemetria foi implantada em Campinas e Franca, com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes e proporcionar maior conforto aos passageiros.

Relembre: Telemetria equipará ônibus urbanos em Franca

Leia também: Com telemetria, empresas de ônibus de Campinas querem reduzir emissão de poluentes em até 7 toneladas por dia

Na capital paulista, a tecnologia também está sendo utilizada. A Viação Santa Brígida, empresa de transporte que opera linhas urbanas nas regiões norte, noroeste, sudeste e central da cidade de São Paulo, investiu em telemetria para melhorar a gestão de frotas de transporte de passageiros.

Diário do Transporte

prefeitosegovernantes

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.