Coluna: Base Nacional Comum Curricular

A partir da BNCC – Base Nacional Comum Curricular que tem como intuito nortear os currículos dos estados e dos municípios de todo o Brasil promovendo uma maior coerência e articulação entre os elementos que garantam a aprendizagem dos alunos em recursos didáticos, avaliações externas, formação de professores, projetos pedagógicos  e a avaliação do currículo da rede.

Mas o que é currículo?

O termo  currículo vem do latim curriculum e significa “pista de corrida” O currículo deve estar relacionado ao projeto pedagógico, à política educacional da escola que por meio de sua realidade atende em seu currículo conteúdo clássicos seu processo de ensino e de aprendizagem, os conteúdos abordados, a metodologia empregada, a relação professor/aluno, o processo de avaliação da aprendizagem, dentre outros.

A história nos mostra que o currículo, significou a relação de matérias ou disciplinas com seus conteúdos determinados e organizados em uma sequência lógica e rígida. Nada deve ser rígido, fechado e engessado. A escola necessita repensar seu currículo a todo momento que achar necessário seja para adaptar uma realidade educacional, ou mesmo, rever um conteúdo que não esta se aplicando e validando para o ensino aprendizagem de seus alunos.

Falar em currículo sem estar alinhado ao Projeto Político Pedagógico é não validar a proposta educativa que orientará o trabalho pedagógico do ano letivo escolar, de cada dia letivo, em suas nuances na sala de aula pelo professor com sua metodologia e avaliação.

Elaborar um currículo que realmente fomente as reais necessidades apresentadas nas unidade escolar e nas salas de aulas que devem ser ouvidas e elaboradas juntas para atender as expectativas educacionais de nossos alunos e o professor se adaptar e se preparar para como e porque preparar aquela aula com aqueles alunos de forma que realmente atenda as habilidades e competências previstas na BNCC.

Muitas vezes a realidade é diferente da expectativa que todos almejamos e necessitamos  para almejar e avançar no rendimento escolar e termos resultados qualitativos nas avaliações externas. Faz parte desejar e se buscar mais, porém com a compreensão de qual realidade educacional temos, em que momento estamos e como juntos podemos adaptar e implementar um currículo que realmente atenda as expectativas educacionais previstas no PPP da escola e para cada aluno.

E-mail: Palmira.piai@yahoo.com.br

Palmira

prefeitosegovernantes

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