Coluna: Organizações das Nações Unidas (ONU)

Muito se tem mencionado sobre a ONU e a participação do Brasil  nos processos e tomada de decisão e do trabalho das Nações Unidas principalmente por meio de duas representações permanentes — nas cidades de Nova York (Estados Unidos) e Genebra (Suíça).

A ONU é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundial.

Durante toda sua história depois da II Guerra Mundial que devastou dezenas de países e tomou a vida de milhares de pessoas existia um sentimento na comunidade internacional de neutralizar e uma forma de manter a paz entre os respectivos países.

Foi utilizado pela primeira vez na Declaração das Nações Unidas de 1 de janeiro de 1942 quando os representantes de 26 países assumiram o compromisso de que seus governos lutariam contra as potenciais dos eixos durante a II Guerra Mundial.

A sede atual da ONU é em Nova York e também em Genebra (Suíca), Viena (Autria) e Nairobi (Quênìa) e dezenas de escritórios espalhados por todo o mundo.

A uma série de propósitos e princípios básicos aceitos por todos os Países-Membros da Organização como: Manter a paz e a segurança internacionais; Desenvolver relações amistosas entre as nações; Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais entre muitas outras.

No Brasil a ONU tem como objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano sustentável, o crescimento do país e o combate à pobreza, o Sistema das Nações Unidas no Brasil tem a constante missão de alinhar seus serviços às necessidades de um país dinâmico, multifacetado e diversificado.

E um deles é o Marco de Parceria das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (UNSDPF) Denominado em inglês United Nations Sustainable Development Partnership Framework, o UNSDPF é o plano de ação conjunto das agências, fundos, programas e entidades do Sistema ONU para cada país. Ele é elaborado a partir do diagnóstico apresentado na Análise Conjunta de País (CCA, na sigla em inglês) e aponta as áreas estratégicas de atuação das Nações Unidas em nível nacional e esforços a ser realizados para articular uma visão coerente e integrada na promoção do desenvolvimento do país.

Importante papel do Brasil nesta fusão com a ONU buscando promover não só a paz mas também harmonizar a ação dos povos para a consecução desses objetivos comuns.

Mas por que estamos falando de ONU !

A ONU neste ultimo dia 24 de Outubro fez aniversário . Criada em 1945 substituindo a antiga  Liga das Naçoes .

Durante a Segunda Guerra, o presidente estadunidense, Franklin D. Rosevelt começou a discutir a criação de uma agência que sucederia a Liga das Nações, e a Carta das Naçoes Unidas foi elaborada em uma conferencia  em abril–junho de 1945em São Francisco; a carta entrou em vigor a 24 de outubro de 1945, e a ONU começou a operar.

A sua missão de promover a paz foi complicada nas suas primeiras décadas de existência, por culpa da Guerra Fria, entre Estados Unidos , União Soviética e seus respectivos aliados. Teve participação em ações importantes na Coreia e no Congo – Leopoldville, além de ter aprovado a criação do estado de Israel em 1947.

Seis órgãos principais compõem as Nações Unidas: a Assembleia Geral (assembleia deliberativa principal); o Conselho e Segurança (para decidir determinadas resoluções de paz e segurança); o Conselho Economico e Social (para auxiliar na promoção da cooperação econômica e social internacional e desenvolvimento); o Conselho de Direitos Humanos  (para promover e fiscalizar a proteção dos direitos humanos e propor tratados internacionais sobre esse tema); o Secretáriado (para fornecimento de estudos, informações e facilidades necessárias para a ONU) e o Tribunal Internacional de Justiça (o órgão judicial principal). Além desses, há órgãos complementares de todas as outras agências do Sistema das Naçoes Unidas como a Organização Mundial de Saude (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Naçoes Unidas para Infancia (UNICEF). O cargo mais alto ocupado na ONU é o de secretário Geral, ocupado por Antonio Guterres desde 2017.

História

O primeiro plano concreto para a criação de uma nova organização mundial veio sob a tutela do Departamento de EStado Norte Americano em 1939. O texto da Declaração das Naçoes Unidas foi esboçado pelo presidente Franklin Roosevelt, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill e o assessor de Roosevelt, Harry Hopkins, durante um encontro na Casa Branca, em 29 de dezembro de 1941. O texto incorporou sugestões soviéticas, mas não deixou nenhum papel para a França. A Four Policemen foi inventada para referir-se aos principais países dos Aliados: Estados Unidos, Reino Unido, União Soviética e China, que foi emergida na Declaração. O termo Nações Unidas foi criado por Roosevelt para denominar os outros territórios que eram parte dos Aliados. “No dia de ano-novo de 1942, o presidente Roosevelt, o primeiro-ministro Churchill, Maxim Litvinov, da URSS, e T.V. Sonog  , da China, assinaram um documento que mais tarde ficaria conhecido como a Declaração das Nações Unidas, e, no dia seguinte, representantes de outras 22 nações acrescentaram suas assinaturas”. O verbete Nações Unidas foi utilizado oficialmente pela primeira vez quando 26 governos assinaram essa declaração. Uma mudança significativa em relação à Carta do Atlantico foi a adição de uma provisão para a Liberdade de Religião, que Stalin aceitou após a insistência do presidente estadunidense. Em 1 de março de 1945, 21 estados adicionais haviam assinado.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PELOS COLUNISTAS SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE SEUS AUTORES E NÃO REPRESENTAM AS IDEIAS OU OPINIÕES DO NEXO. TODOS OS CONTEÚDOS PUBLICADOS NA REVISTA PREFEITOS E GOVERNANTES TÊM ASSINATURA DE SEUS AUTORES. PARA SABER MAIS SOBRE ELES E O PROCESSO DE EDIÇÃO DOS CONTEÚDOS DA REVISTA, CONSULTE AS PÁGINAS NOSSA EQUIPE E PADRÕES EDITORIAIS. PERCEBEU UM ERRO NO CONTEÚDO? ENTRE EM CONTATO.

prefeitosegovernantes

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.