Origem do Dia Internacional Contra a Corrupção

O Dia Internacional Contra a Corrupção é celebrado no dia 9 de dezembro. A data tem como objetivo consciencializar as pessoas acerca do que é corrupção, quais as consequências desse crime, bem como envolver todos os cidadãos no seu combate, principalmente através de denúncias.

O que é Corrupção?

Em uma das definições do termo “corrupção” no infopedia.pt, consta: “aliciamento de uma ou mais pessoas, geralmente através da oferta de bens ou de dinheiro, para a prática de atos ilegais em benefício próprio ou de outrem; suborno”.

Origem do Dia Internacional Contra a Corrupção

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 9 de novembro de 2003, quando foi assinada a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, que entrou em vigor em 2005.

Importância do Dia Internacional Contra a Corrupção

As datas instituídas pela ONU tem como objetivo consciencializar a população para a existência de determinados problemas, a fim de que as pessoas e organizações se mobilizem para refletir sobre eles.

Assim, é preciso que as pessoas entendam efetivamente quais as consequências da corrupção e qual o seu papel no seu combate.

Segundo o Greco, que é o Grupo de Estados Contra a Corrupção, Portugal é um dos 16 países (entre os 49 que integram ao Greco) que não cumpre muitas recomendações desse organismo.

prefeitosegovernantes

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.