Adaptação escolar e o seu contexto

É comum início de ano letivo, período de adaptação do aluno com o professor e seus novos amigos. Todo começo gera ansiedade, dúvidas o que altera o comportamento e aprendizagem do aluno. Este período pode variar de semanas como meses para estabelecer este vínculo de afeto, confiança com o professor e colegas.

Esta sensação é maior com os bebês que muitas vezes tiveram apenas o contato com os pais e estão ingressando na unidade escolar, sendo tudo novo e longe das pessoas de suas convivências diárias.

O período de adaptação também é importante para os pais mediarem e conversarem com seus filhos em suas casas, bem também para os professores que necessitam conhecer os alunos que estão sob sua mediação para saber como será seu planejamento e metodologia adotada ao longo do ano letivo.

Adaptação vem do verbo adaptar, se sentir integrado, fazendo parte do ambiente em que estará inserido.

Um dos momentos mais delicados na unidade escolar é tristeza e apatia antes da mudança na escola, falta de vontade de frequentar a escola, dificuldade da família deixar a criança na escola etc…

O processo de adaptação escolar também é de responsabilidade da instituição de ensino, que deve estar preparada para lidar com as possíveis dificuldades.
Estas dificuldades devem ser levadas em consideração pensando no bem estar do aluno e em sua interação com a sala de aula para que possa se adaptar e se envolver com os demais colegas na unidade escolar.

É fundamental este momento tanto para a escola como para a família para que juntos possam validar este momento para o bem estar de nossos alunos.

Palmira

prefeitosegovernantes

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