Mulheres na Política

Mesmo sendo maioria da população brasileira, as mulheres ainda sofrem com a falta de representatividade em vários espaços e infelizmente na política não é diferente.

Hoje, nós mulheres, representamos aproximadamente, 13,5% do número de cargos eletivos no legislativo brasileiro, somando a câmara federal, senado, 27 assembleias legislativas e 5.570 câmaras de vereadores em nosso país, totalizamos 59.467 cargos eletivos e nós mulheres, ocupamos apenas 8.053 deles. Quando se trata de cargos do executivo, esse número é mais alarmante: 1 presidente, 27 governadores e 5.570 prefeitos, deste total apenas um estado da federação e 662 municípios são governados por mulheres. Estes números mostram que a equidade política entre homens e mulheres está muito longe de ser alcançada.

A legislação com objetivo de aumentar a participação das mulheres no processo eleitoral (sistema de cotas) pode ser considerada um importante avanço na busca da equidade política, mas apenas isso não é suficiente para diminuir a desigualdade.

Por gerações as mulheres foram impedidas de participar da vida pública, foram educadas e preparadas para cuidar do lar e dos filhos, deixando os problemas sociais e públicos por conta dos homens, porém essa realidade mudou. As mulheres estão se qualificando profissionalmente e se inserindo cada vez mais no mercado de trabalho, representamos atualmente 51,03% do total de trabalhadores brasileiros.

Da mesma forma acredito que as mulheres são um importante recurso sócio-intelectual inexplorado pelos partidos políticos. Além de permitir a filiação da mulher aos seus quadros de membro, mais que dar acesso a participação no processo eleitoral, os partidos políticos precisam assumir a responsabilidade de capacitar a mulher para enfrentar os desafios da vida pública, encorajando-as a demonstrar todo seu potencial, incentivando o diálogo, a participação direta, oferecendo-lhes um espaço de mobilização e inovação.

Em uma época onde anseia-se por renovação, onde exige-se o rompimento com a velha política e espera-se uma forma diferente de se administrar a coisa pública, vejo nas mulheres a força que o país necessita para fazer florescer uma nova cultura política.

WhatsApp Image 2020-06-29 at 10.19.53

prefeitosegovernantes

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.