Governo do Rio inicia 2026 com entregas de obras em diversas regiões do estado

Crédito: Projetado para ser o maior parque urbano do Leste Fluminense, o Parque RJ tem inauguração prevista para até fevereiro. (Divulgação Gov RJ)

Realizadas pela Secretaria de Estado das Cidades, as intervenções de drenagem, pavimentação, urbanização e lazer beneficiam milhões de fluminenses já no primeiro trimestre do ano

O Governo do Estado inicia 2026 com um novo ciclo de entregas que reforça o compromisso com a melhoria da infraestrutura urbana em todas as regiões. Realizadas pela Secretaria de Estado das Cidades, as obras de drenagem, pavimentação, urbanização e lazer serão concluídas já no primeiro trimestre do ano, beneficiando diretamente milhões de fluminenses, gerando empregos e promovendo mais mobilidade, segurança e qualidade de vida. – Iniciar o ano com notícias boas como a conclusão de obras tão esperadas pela população é o resultado de trabalho sério, planejamento e parceria com os municípios. Nosso objetivo é transformar a realidade das cidades, reduzir problemas históricos como alagamentos e garantir mais dignidade e qualidade de vida para milhões de fluminenses – comemorou o governador Cláudio Castro.Na Região Metropolitana, Itaboraí recebe intervenções nos bairros Santo Antônio e Aldeia da Prata, com obras de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e sinalização viária. As entregas estão previstas para final de janeiro e beneficiam mais de 15 mil moradores, além de terem gerado cerca de 180 postos de trabalho diretos e indiretos. Em São Gonçalo, dois projetos avançam para entrega: o Parque RJ, com inauguração prevista para até fevereiro, que será o maior parque urbano do Leste Fluminense, e as obras de drenagem, pavimentação e urbanização no bairro Bom Retiro, com entrega prevista para março, beneficiando mais de 20 mil moradores.– Cada uma dessas entregas tem um impacto direto na vida das pessoas. O Parque RJ, por exemplo, é uma demanda antiga da população de São Gonçalo e será entregue ainda no verão, ampliando as opções de lazer e convivência para milhares de famílias – destacou o secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas.No interior do estado, Cachoeiras de Macacu também está entre os municípios contemplados, com a conclusão da obra de Expansão B, prevista para fevereiro. A intervenção inclui drenagem pluvial e pavimentação em paralelepípedo, impactando cerca de 20 mil moradores e contribuindo para a redução de alagamentos, a melhoria da circulação de veículos e o fortalecimento da infraestrutura urbana do município.O primeiro trimestre de 2026 também será marcado pela entrega de frentes de recapeamento asfáltico em dezenas de municípios, abrangendo as regiões Metropolitana, Norte, Serrana, Baixada Litorânea, Médio Paraíba, Centro-Sul e Costa Verde. As ações alcançam cidades como Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Cabo Frio, Volta Redonda, Resende e Mangaratiba, melhorando as condições das vias e a segurança no trânsito.– Estamos iniciando 2026 com entregas que mostram planejamento e foco nas pessoas. São obras que geram emprego, melhoram a mobilidade urbana e transformam a realidade dos municípios. Essa é uma determinação do governador Cláudio Castro: investir em infraestrutura urbana para garantir mais qualidade de vida em todas as regiões do estado – afirmou Ruas.

Fonte: Governo do Rio de Janeiro

Início