Saúde de Barcarena é premiada nacionalmente: Município recebe duplo selo prata pela eliminação da transmissão vertical de HIV e Hepatite B

Crédito: Divulgação Prefeitura Barcarena

A Prefeitura de Barcarena (PA) alcançou um marco histórico para a saúde pública do município

Em cerimônia realizada em Brasília pelo Ministério da Saúde, a Secretária Municipal de Saúde, Milvea Carneiro, recebeu oficialmente a certificação dupla do Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e de Hepatite B.

O reconhecimento nacional coloca Barcarena em um grupo seleto de municípios brasileiros que demonstraram excelência no cuidado materno-infantil, comprovando a eficácia das políticas públicas locais na prevenção da transmissão dessas infecções de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.

A Secretária Milvea Carneiro, que recebeu os cumprimentos do Diretor do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde, Draurio Barreira, destacou a importância da conquista:

“Receber estes dois Selos Prata em Brasília é uma honra imensa e a validação de um trabalho árduo e contínuo da gestão junto a nossa rede de saúde e seguimentos da nossa sociedade. Este prêmio pertence a cada profissional da atenção primária à saúde, da vigilância epidemiológica, do CTA/SAE, da rede de laboratórios; da maternidade, da Secretaria Municipal de Assistência – Semas e do controle social que se dedicam a cuidar das nossas gestantes”, afirmou a secretária Milvea Carneiro.

O prefeito Renato Ogawa também comentou a importância do reconhecimento: “Isso significa que estamos salvando vidas e garantindo que os bebês barcarenenses nasçam saudáveis e livres de HIV e Hepatite B.” Pontuou Renato.

O que significa o Selo Prata

A certificação é concedida pelo Ministério da Saúde após uma rigorosa avaliação de indicadores epidemiológicos, operacionais e de qualidade da assistência. Para alcançar o Selo Prata, Barcarena precisou comprovar:

• Altas taxas de cobertura de pré-natal;

• Testagem ampla para HIV e Hepatite B (além de Sífilis) nas gestantes;

• Garantia de tratamento imediato e adequado para as mães diagnosticadas;

• Acompanhamento rigoroso dos recém-nascidos expostos;

• Manutenção de taxas de transmissão vertical próximas de zero, seguindo os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A conquista reflete o compromisso da gestão municipal de Barcarena em fortalecer o Sistema de Saúde e priorizar a saúde da mulher e da criança, investindo em prevenção, diagnóstico precoce e tratamento humanizado.

Fonte: Prefeitura de Barcarena PA

Início