Desde 2007, quando foi lançado o Programa Caminho da Escola, o acesso às escolas públicas de educação básica passou por profundas modificações. Os tradicionais ônibus amarelos do programa viraram realidade para milhões de estudantes brasileiros nos trajetos de ida e volta das unidades de ensino, trazendo mais qualidade e segurança ao transporte escolar e se transformando numa ferramenta de combate à evasão na educação. Os primeiros veículos foram distribuídos em 2008, quando 1.205 ônibus reforçaram as frotas escolares de municípios das cinco regiões.
Dessa época para cá, já são 17 anos de atuação, completos exatamente nesta quinta-feira, 28 de março, com números que mostram a real dimensão e importância do Caminho da Escola. Mais de 66 mil ônibus escolares já foram entregues a municípios e estados de todo o território brasileiro, em benefício de milhões de alunos das redes públicas. O programa também distribuiu, ao longo dos anos, 937 embarcações escolares, beneficiando estudantes de comunidades ribeirinhas e litorâneas, além de mais de 170 mil bicicletas e capacetes escolares.
“O programa tem uma história exemplar de sucesso, mas sempre há algo a melhorar. Agora, por exemplo, estamos com estudos em andamento para a introdução de ônibus escolares elétricos e híbridos no Caminho da Escola, proporcionando aos entes federativos uma alternativa ambientalmente responsável e sustentável a longo prazo”, destaca a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba. “Buscamos incessantemente aperfeiçoar nossas ações na área de transporte escolar, para facilitar o acesso e a permanência dos estudantes nas unidades de ensino”, finalizou.
Segundo o diretor de Ações Educacionais da autarquia, Anderson Santos, as bicicletas escolares também estão no foco do FNDE. “Pretendemos lançar um novo edital ainda neste ano, para podermos retomar as aquisições desses veículos que ajudam milhares de estudantes que necessitam das bicicletas para trajetos de pequena e média distância entre casa e escola.”
Prioridades – Criado em 2007, o Programa Caminho da Escola objetiva garantir, prioritariamente, o acesso diário e a permanência de estudantes residentes em áreas rurais e ribeirinhas nas escolas públicas de educação básica. O programa oferece ônibus, embarcações e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nessas regiões, onde normalmente há dificuldades para se chegar às unidades de ensino, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte escolar. Também visa proporcionar a participação dos estudantes em atividades pedagógicas, esportivas, culturais ou de lazer previstas no plano pedagógico das escolas e realizadas fora do ambiente escolar.
Fonte: Agência Gov