Crédito: Divulgação: Prefeitura de São José SC
Reunião alinhou ações e ampliou a proteção integral a crianças e adolescentes no município
A Secretaria de Assistência Social de São José realizou na manhã desta terça-feira (3) uma reunião de planejamento com foco no fortalecimento do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA), política pública que garante proteção integral, cuidado individualizado e convivência familiar e comunitária a crianças e adolescentes afastados temporariamente de suas famílias por medida de proteção.
Participaram do encontro a secretária de Assistência Social, Rita de Cássia Faversani, a assessora Eduarda Linck Bastos e a assistente social Suelen Felipe Gonçalves, além da psicóloga e coordenadora do serviço, Áquila Sonia da Silva. A reunião teve como objetivo alinhar estratégias, qualificar os fluxos de atendimento e fortalecer a atuação da equipe técnica junto às famílias acolhedoras e à rede de proteção.
“O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma política pública essencial, que coloca a criança no centro do cuidado. O planejamento constante garante um acolhimento mais humano, responsável e alinhado à proteção integral prevista em lei”, destacou a secretária.
Previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o SFA é uma modalidade de acolhimento excepcional e provisória, que prioriza o cuidado em ambiente familiar, evitando a institucionalização. As famílias acolhedoras são previamente cadastradas, capacitadas e acompanhadas por equipe técnica interdisciplinar do município e não possuem finalidade adotiva.
“O acompanhamento próximo das famílias e o trabalho integrado entre os profissionais fazem toda a diferença no desenvolvimento emocional e social das crianças acolhidas. É uma parceria muito positiva, construída no dia a dia”, afirmou a coordenadora Áquila.
O serviço é executado pelo município por meio de equipe técnica formada por profissionais do serviço social e da psicologia, que atuam na seleção, capacitação e acompanhamento das famílias acolhedoras, no acompanhamento sistemático das crianças e adolescentes e na articulação com a rede socioassistencial, de saúde, educação e Judiciário.
Como se tornar uma Família Acolhedora
Para se candidatar ao Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, é necessário ter mais de 21 anos, residir em São José há pelo menos dois anos, não possuir antecedentes criminais, não estar inscrito no Sistema Nacional de Adoção, além de apresentar condições de saúde física e mental, renda comprovada e disponibilidade para o processo de formação e acompanhamento.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones e WhatsApp (48) 99679-0714 e (48) 99679-1918, ou pelo e-mail:familiaacolhedora@pmsj.sc.gov.br.
Fonte: Prefeitura de São José SC
