fbpx

Governo de SC abre licitação emergencial para substituir linha 507 entre Blumenau e Gaspar

Após cancelar a linha 507, importante para o transporte de estudantes e trabalhadores entre Blumenau e Gaspar, o Governo do Estado de Santa Catarina abrirá uma licitação em caráter emergencial, para substituir a linha cancelada.

Segundo o diretor da Aresc (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina), Daniel Karuse, a linha foi cancelada por ultrapassar os limites municipais.

“O regramento é que o município é o responsável pelo transporte da sua cidade. O estado é responsável pelo transporte intermunicipal e a união é responsável pelo transporte interestadual. Então, dentro dessa competência, a prefeitura de Blumenau é responsável pelo transporte dentro dos limites territoriais do município e Gaspar da mesma forma dentro dos limites municipais”, explica o diretor.

Ele ainda comenta que a agência deu autorização para o transporte municipal, sem ultrapassar os limites de Blumenau. Mas ressalta que a liberação intermunicipal tem que ser feita pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado.

Mas segundo o diretor, o Governo está atrás para resolver a situação. Vale lembrar que comitivas de Blumenau e Gaspar foram à Florianópolis conversar com a Aresc sobre a situação.

A conclusão em que todos os lados concordaram foi a abertura de uma linha exclusiva para o trajeto que o ônibus 507 fazia.“O processo está em andamento junto à Secretaria. Possivelmente na semana que vem, está sendo lançado para o edital de publicação de chamamento para as empresas, se habilitarem quem estiver interessado”, explicou.

O diretor ainda conta que a licitação em caráter emergencial é somente para substituir a linha 507. A outra linha cancelada, a 600, terá outro processo. “São em processos separados, onde a mais emergencial é essa do bairro Bela Vista”, finaliza.

A Aresc não deu um prazo específico que a linha volte a funcionar definitivamente, mas deixou claro que está fazendo o possível para não deixar a população sem transporte.

Alunos do IFSC protestam contra cancelamento do Governo de SC

Quando foi anunciado o cancelamento do ônibus, alunos do IFSC realizaram uma manifestação. Segundo o Instituto, pelo menos mil estudantes foram afetados pela decisão.

Uma nova manifestação será realizada pelos estudantes, nesta segunda-feira (8), às 11h. Eles saírão do câmpus em direção ao ponto mais próximo, que leva cerca de um km.

Fonte: ND Mais

Início