MEC garante energia solar para escolas indígenas no Amazonas

Crédito: Banco de Imagens

Ministério autoriza remanejamento de 47 kits fotovoltaicos para atender escolas indígenas em São Gabriel da Cachoeira, promovendo inclusão, autonomia e sustentabilidade na educação.

O Ministério da Educação (MEC) aprovou o remanejamento de 47 kits de energia solar fotovoltaica para escolas indígenas em São Gabriel da Cachoeira (AM), município localizado na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Venezuela. A medida busca garantir acesso contínuo à energia elétrica em regiões remotas da Amazônia, promovendo condições adequadas para o aprendizado e a inclusão digital.

A ação é parte da retomada do programa Energia Sustentável na Escola, voltado à eletrificação de unidades de ensino situadas em áreas de difícil acesso, onde o fornecimento de energia por redes convencionais é inviável. Com isso, o MEC fortalece o compromisso com a educação indígena, a sustentabilidade e a valorização da diversidade regional.

Meta de entrega até dezembro
Segundo o cronograma, 30 kits devem ser instalados até setembro de 2025, e o restante até o fim do ano. As escolas beneficiadas pertencem à Rede Estadual do Amazonas e atendem comunidades indígenas de diversas etnias, que enfrentam dificuldades históricas de infraestrutura básica.

Com os kits solares, cada escola terá autonomia energética suficiente para funcionar em tempo integral, utilizar equipamentos de informática, climatização e iluminação, além de garantir acesso à internet.

Avanço para a educação indígena
A iniciativa responde à demanda da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM) e da Coordenação Regional da Funai, que identificaram a necessidade urgente de alternativas para o funcionamento regular das escolas nas comunidades.

Para o ministro da Educação, Camilo Santana, o projeto “representa um passo concreto para a garantia do direito à educação de qualidade para todos, respeitando a identidade e os territórios indígenas, com inovação e respeito ao meio ambiente”.

Impactos esperados:
Redução da evasão escolar nas comunidades indígenas

Condições adequadas para professores e alunos em regiões isoladas

Conexão digital para atividades pedagógicas e administrativas

Inclusão de saberes tradicionais no processo educacional

Sustentabilidade e economia nos custos operacionais das escolas

Fonte:
Ministério da Educação – MEC

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