Crédito: Foto de divulgação/AAP-VR. Secom/PMVR
Audiência pública acontece no próximo dia 18, na sede Aterrado da AAP-VR, e objetivo é fazer diagnóstico e planejar próximos quatro anos
A Prefeitura de Volta Redonda promove no próximo dia 18 (quinta-feira) uma audiência pública sobre a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico – fase de diagnóstico. Aberta para toda a população, a audiência acontecerá às 19h no Centro Integrado de Saúde e Assistência (C.I.S.A.), localizado na unidade Aterrado da AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda): Rua 535, nº 835, bairro Nossa Senhora das Graças.
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR), a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico acontece a cada quatro anos, conforme determinado pelo Decreto Municipal nº 13.697/2015.
O diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza (PC), explica que o objetivo é, com base nas informações levantadas no município, realizar um diagnóstico da situação atual da cidade na área de saneamento básico. A partir desse diagnóstico, será elaborado um planejamento para o período de quatro anos, conforme determina o decreto municipal.
“O intuito é atualizar as informações referentes ao saneamento, incluindo as projeções de futuros projetos. O plano é um retrato do município para as futuras expansões da cidade, e sua conformidade é uma das condições para obtenção de financiamento e liberação de verbas”, explica PC.
O Plano Municipal de Saneamento Básico abrange os serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. A parte do Saae-VR é referente à água e ao esgoto; a drenagem é contemplada pela Secretaria Municipal de Obras (SMO); enquanto a parte de resíduos sólidos é referente à Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
“A participação da sociedade é fundamental para nos ajudar a planejar o futuro da nossa cidade. A audiência é uma ótima oportunidade para que o cidadão dê sua contribuição para o desenvolvimento de Volta Redonda”, afirma o prefeito Antonio Francisco Neto.

