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Linha Rosa

Linha Rosa

O Metrô de São Paulo publicou o edital de projeto básico de engenharia e arquietura da Linha 20-Rosa, que ligará Santa Marina, na região da Lapa, a Santo André, no ABC Paulista

A licitação tem a sessão de entrega de proposta marcada para 7 de março de 2024. Os trabalhos estão divididos em dois lotes, o primeiro entre Santa Marina e a futura estação Abraão de Morais, na Zona Sul, da capital, e o segundo entre este local e a Santo André.

As interessadas deverão entregar as propostas técnica e comercial separadas mas na mesma data. O prazo para execução dos serviços é de 20 meses.

Megaprojeto

A Linha 20-Rosa é atualmente o maior projeto metroviário do país, com 33 km de extensão e 24 previstas. A demanda esperada para todo o trajeto é de 1,29 milhão de passageiros por dia.

O ramal deverá contar com 50 trens de seis carros com passagem livre, sistema CBTC de sinalização e nível de automação GoA4, o mais elevado e que permite que os trens operem sem condutor.

Embora esteja nos planos do Metrô há vários anos, o projeto da Linha 20 começou a andar de fato na gestão Doria/Garcia, logo após o cancelamento da Linha 18-Bronze, substituída precariamente por um corredor de ônibus bancado pela empresa Metra como moeda de troca para permanecer à frente das concessões de ônibus no ABC Paulista.

Desde então, ocorreram estudos de viabilidade financeira, ambiental e o projeto funcional, que delineou as mudanças no trajeto, que deixou de percorrer todo o eixo da Avenida Faria Lima e também foi estendido até a estação Santo André, entre outras mudanças.

Com o projeto básico, o governo poderá decidir como licitar as obras: se geridas pelo Metrô, hipótese menos provável, ou se por meio de uma concessão ou parceria público-privada.

A implantação da Linha 20-Rosa esbarra no alto custo do projeto, por isso dividido em duas fases, com o trecho entre Santa Marina e Abraão de Morais como prioritário, a despeito das promessas do atual governo de levar o Metrô até o ABC.

O lote 1, de fato, tem enorme potencial integrador ao ligar a Linha 20 a nove outros ramais metroferroviários, considerando aí linhas em projeto.

O secretário Rafael Benini, de Parcerias em Investimentos, nova pasta criada pela gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a se pronunciar sobre as novas linhas de metrô em projeto.

Em entrevista à Revista Ferroviária, Benini revelou que o governo estadual já teria decidido priorizar a Linha 20-Rosa em vez da Linha 19-Celeste, que está num estágio mais avançado de desenvolvimento. Semanas atrás, em conversa na Assembléia Legislativa, o secretário havia adiantado que um dos dois ramais seria escolhido para seguir em frente ainda neste mandato.

A justificativa dada pelo membro do governo é que levar o metrô ao ABC Paulista é uma prioridade do novo governador. “Vamos tentar duas, mas pelo menos uma a gente faz esse mandato, por meio de PPP. Dado que a gente vai ter a Linha 2 chegando em Guarulhos, estamos dando prioridade para a Linha 20, que vai para o ABC”, disse.

Benini também confirmou que após o Trem Intercidades até Campinas, o projeto prioritário é a extensão da Linha 2-Verde entre Penha e Dutra, trecho que está com os contratos suspensos até este ano.

Apesar de sugerir o ABC, o secretário reconheceu que o trecho que atenderá São Bernardo do Campo e Santo André será implatando numa segunda fase visto que a parte superavitária da Linha 20 fica entre a Lapa e Faria Lima, segundo ele.

A solução, diz Benini, será licitar o projeto inteiro e não pela metade como foi feito na Linha 6-Laranja (cuja segunda fase tornou-se a Linha 16-Violeta). Mas o desafio será financiar um projeto tão grande, calculado em R$ 20 bilhões, de acordo com declarações anteriores do próprio chefe da pasta.

“Queremos levar o metrô para fora de São Paulo e para isso, precisamos ser criativos na questão da financiabilidade”, disse, citando o acordo fechado com o o IFC, braço de consultoria do Banco Mundial, para assessorar o projeto para torná-lo mais atraente para a iniciativa privada. A ideia é que a Linha 20-Rosa (e também a Linha 19) seja concedida em forma de Parceria Público-Privada (PPP).

Da Redação/Fonte: Metrô

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