Crédito: Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação
Além dos conteúdos técnicos, programação contempla as campanhas Janeiro Roxo e Janeiro Branco, com atividades de cuidado e bem-estar dos profissionais, incluindo dinâmicas de grupo, meditação, reiki, cranioterapia e escalda-pés
A primeira ação de Educação Permanente (E.P.) de 2026 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) foi realizada nesta quinta-feira (8 de janeiro) pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria da Saúde. A iniciativa marcou o início do calendário anual de capacitações e consolida a política de qualificação contínua dos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população.
A ação contou com a parceria de diferentes setores da rede pública municipal de saúde para o aprimoramento das práticas assistenciais e da organização do processo de trabalho nas Unidades Básicas. Entre os principais temas debatidos, as campanhas Janeiro Roxo e Janeiro Branco, de abordagem, respectivamente, em torno da conscientização sobre a hanseníase e dos cuidados de saúde mental.
Outro ponto de destaque foi o início das ações estratégicas para o ano, com ênfase na prevenção, acompanhamento de indicadores de saúde e no cuidado integral da mente e do corpo. Ao longo do encontro, os profissionais participaram de momentos de troca de experiências, reflexão sobre a prática cotidiana e atualização de conhecimentos.
Paralelamente aos ângulos formativos da programação, atividades pertinentes ao bem-estar dos profissionais, como, dinâmicas de grupo, meditação, reiki, cranioterapia e escalda-pés, na finalidade de relaxamento e acolhimento emocional das equipes de profissionais de saúde.
A Educação Permanente potencializa as equipes, organiza os processos de trabalho e assegura um cuidado mais humano, resolutivo e eficiente às pessoas atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS). “Investir na qualificação dos profissionais é investir diretamente na qualidade do atendimento oferecido à população, uma das premissas defendidas pela gestão pública liderada pela prefeita Carmen Zanotto em Lages”, analisa a diretora da Atenção Primária, Carine Freitas Marcon.
A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) é reconhecida como uma estratégia essencial do Sistema Único de Saúde (SUS), dirigida à organização dos serviços de saúde por meio da qualificação e da transformação das práticas assistenciais. Formação e desenvolvimento contínuo dos profissionais e trabalhadores da área, e incentivo à integração entre ensino e serviço, para o enaltecimento dos princípios que norteiam o SUS.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Secretaria da Saúde/Divulgação
Fonte: Prefeitura de Lages SC
