Crédito: Divulgação / Fábio Pilger
Unidade tem estrutura ampliada, equipe completa e é resultado de parceria com a iniciativa privada
A cidade de São Leopoldo (RS) deu mais um passo importante na ampliação da atenção primária à saúde com a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova, no bairro Feitoria. A entrega da estrutura, ocorrida em 17 de julho de 2025, simboliza um avanço significativo na infraestrutura de saúde do município e deve beneficiar cerca de 4 mil pessoas diretamente.
A nova UBS tem 412 m² de área construída e foi concebida dentro dos parâmetros mais atuais de acessibilidade, humanização e eficiência. Ela conta com seis consultórios médicos, sala de odontologia, farmácia, espaços para curativos, vacinação, triagem e atividades coletivas, além de recepção e sanitários adaptados.
A unidade é composta por uma equipe multiprofissional, com médico de família, enfermeiro, técnicos de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, agente comunitário, recepcionistas e farmacêutico. A estrutura está inserida no modelo Estratégia Saúde da Família, ampliando a cobertura da atenção básica na cidade para mais de 70%.
O novo espaço foi viabilizado por meio de uma parceria com a empresa Taurus Armas, que doou R$ 2 milhões para a construção, via contrapartida de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A gestão da unidade é feita pela Fundação Hospital Centenário, que também integra a rede municipal de saúde.
Durante a inauguração, o prefeito Ary Vanazzi destacou o simbolismo do equipamento para a saúde pública da cidade:
“É uma conquista coletiva. Saúde é prioridade e aqui está uma UBS modelo, moderna, pensada para acolher com dignidade a nossa população”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Marilú Dummer, reforçou que a nova unidade é resultado de um esforço contínuo de descentralização e melhoria do atendimento:
“Além de facilitar o acesso à saúde para quem vive na região, o novo espaço reduz a pressão sobre outras unidades da cidade.”
A UBS Vila Nova também servirá como polo de atividades comunitárias, com previsão de realização de ações de educação em saúde, práticas integrativas e grupos de apoio. A unidade já está em funcionamento, com atendimento em horário estendido e oferta de serviços agendados e por demanda espontânea.
A ampliação da rede de atenção básica em São Leopoldo segue as diretrizes do SUS e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial no que se refere à saúde e bem-estar.
Fonte: Prefeitura de São Leopoldo

