Vitória de Santo Antão PE vivencia evento histórico nas comemorações dos seus 400 anos

Crédito: Divulgação Prefeitura de Vitória de Santo Antão PE

A Secretaria de Cultura informa que as atividades se estendem durante 2026

Com muito brilhantismo, Vitória de Santo Antão comemorou nesta sexta-feira e sábado, 16 e 17, o início dos eventos que marcam os quatro séculos de sua história. Em dois dias de festa, a cidade recebeu nomes consagrados da música como Calcinha Preta, Limão Com Mel, Priscila Senna e José Augusto. Além disso, festejou o seu padroeiro com eventos litúrgicos e a tradicional procissão pelas ruas da cidade, fechando um ciclo que iniciou com a queima da lapinha, no último dia seis.

As atividades, não por coincidência, foram concentradas na Avenida 17 de Janeiro, a antiga Silva Jardim. A via recebeu esse nome exatamente por reverência à data que se comemora o dia da fundação e o Dia de Santo Antão que, mais uma vez, recebeu a visita de arcebispos, padres e autoridades internacionais, como o embaixador de Cabo Verde, José Pedro Chantre D’Oliveira e sua comitiva. A nação africana tem uma intensa ligação com o município, já que o seu fundador, Diogo de Braga, é nativo do país.

Ainda no dia do seu padroeiro, Vitória inaugurou um obelisco marcando os 400 anos e entregou medalhas comemorativas às autoridades, entre elas, o arcebispo metropolitano Dom Paulo Jackson. “A nossa comemoração será estendida ao longo deste ano. Estávamos esperando por este período com muita expectativa e com a certeza de que seria um momento especial, porque vamos seguir trabalhando para preservar a nossa história e fazer muito mais pela nossa gente”, destacou o prefeito Paulo Roberto.

A festa do município deve se integrar também ao Carnaval Vitória das Alegorias, ao aniversário de Elevação de Vila à Cidade no mês de maio, ao Vitória do Pé de Serra, às comemorações da Batalha das Tabocas no dia três de agosto e a outros atos administrativos no Palácio José Joaquim da Silva Filho. “Vamos continuar dando ênfase ao recorte histórico que esses séculos vividos representam, pois é preciso resguardar nossos acontecimentos para que outras gerações saibam de onde vieram e continuem o legado”, finalizou o gestor.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória de Santo Antão PE

Início