Crédito: Divulgação Agência CNM de Notícias
Prefeitos, vice-prefeitos, secretários, equipe técnica e outros agentes municipais podem participar do 1º Encontro de Monitoramento dos Acórdãos TCU 3155/2016 e 311/2017 – Plano Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial e homenagem do Tribunal de Contas da União (TCU) aos 400 anos das Missões. As inscrições são gratuitas e a participação, incentivada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), representa uma importante oportunidade de debater atualizações sobre melhorias para o Turismo, com palestras que terão apresentações de ações, projetos e programas voltados ao atendimento das recomendações previstas nos dois acórdãos.
O encontro ocorre no dia 3 de março, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília, e será o momento de acompanhar com o ministro da Corte de Contas Augusto Nardes mais detalhes dessa importante temática para a gestão turística. Nesse contexto, o evento vai abordar as iniciativas que incrementam o desenvolvimento das cidades do Patrimônio Mundial do Brasil e o Plano Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial. A programação preliminar prevê ainda a apresentação de especialistas que irão representar pastas ministeriais, autarquias federais e agências vinculadas relacionadas diretamente com a execução dos acórdãos, além de painéis com parceiros estratégicos.
A realização do evento atende a uma sugestão inserida na Carta do Rio de Janeiro, documento construído com contribuições dos participantes do 12º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial – edição Rio de Janeiro. O evento – que contou com o apoio da Confederação – foi realizado em dezembro do ano passado. “Será um importante evento para os gestores discutirem com o TCU os acórdãos da Corte de Contas que preveem uma série de ações do governo federal para melhorar as condições de oferta do Turismo em várias cidades brasileiras. É essencial a presença dos gestores nesse encontro que é gratuito”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
400 anos das Missões
Em 2026 são celebrados os 400 anos das primeiras Missões Jesuíticas Guaranis na cidade de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul. Como parte das comemorações, um dos destaques do evento será a realização de uma solenidade com homenagem do TCU. Além da presença de diversas autoridades, a cerimônia deve contar com exposição de fotos, miniaturas, palestras e a apresentação de shows musicais com grupos da região das Missões.
O 1º Encontro de Monitoramento dos Acórdãos TCU 3155/2016 e 311/2017 – Plano Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial e homenagem do Tribunal de Contas da União (TCU) aos 400 anos das Missões será realizado pela Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) em parceria com a CNM. Faça aqui a sua inscrição.
