Gestores públicos de Saúde discutem aprimoramento do SUS

Crédito: O evento reuniu gestores, especialistas e representantes de órgãos de controle de diferentes regiões do país para compartilhar experiências e discutir caminhos capazes de aprimorar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) | Foto: Divulgação IgesDF

Representante do IgesDF compartilha experiências e discute estratégias voltadas à qualidade dos serviços oferecidos à população do Distrito Federal

Por trás de cada atendimento realizado, consulta agendada ou leito disponibilizado, existem decisões, processos e estratégias que ajudam a garantir que o cuidado chegue a quem mais precisa. Foi com esse olhar voltado ao fortalecimento da saúde pública que a Controladora Interna do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Vanessa Tchelzoff, participou nesta terça-feira (23) da 3ª Maratona Temática: Saúde Pública, promovida pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF).

O evento reuniu gestores, especialistas e representantes de órgãos de controle de diferentes regiões do país para compartilhar experiências e discutir caminhos capazes de aprimorar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo da programação, foram debatidas iniciativas voltadas à inovação, governança, eficiência dos serviços e fortalecimento de políticas públicas.

Representando o IgesDF, a gestora integrou a mesa de debate “Experiências de Terceirização da Saúde no DF” em um espaço dedicado à reflexão sobre diferentes modelos de contratualização utilizados em parceria com o Estado. A discussão abordou desafios operacionais, mecanismos de controle e boas práticas capazes de assegurar mais qualidade, responsabilidade e transparência na prestação dos serviços oferecidos à população.

Para a controladora interna, momentos como esse são fundamentais para promover o intercâmbio de conhecimentos e fortalecer soluções que contribuam para uma assistência cada vez mais qualificada.

“Foi uma oportunidade valiosa para aprofundarmos o debate sobre modelos de gestão, compartilharmos experiências e refletirmos sobre mecanismos que garantam a qualidade na entrega final ao cidadão. O controle aliado à gestão estratégica é um importante instrumento para o fortalecimento da saúde pública”, destaca.

Segundo Vanessa, a participação do Instituto em fóruns de discussão e construção coletiva reforça o compromisso permanente com a melhoria dos serviços prestados à população do Distrito Federal. “Quando diferentes instituições se reúnem para compartilhar aprendizados e discutir boas práticas, todos ganham. Essas trocas ajudam a aperfeiçoar processos, ampliar a eficiência e fortalecer uma cultura de responsabilidade que impacta diretamente a experiência do paciente dentro da rede de saúde”, acrescenta.

Mais do que discutir modelos de gestão, encontros como a Maratona Temática evidenciam que uma saúde pública de qualidade também é construída por meio do diálogo, da cooperação e da busca constante por aprimoramento.

“O controle, aliado à gestão estratégica, é o caminho para uma saúde pública cada vez mais robusta e eficiente no nosso DF”, finaliza a controladora interna do Instituto.

*Com informações do Iges/DF

Por: José Renato Garcia

Fonte: Agência Brasília

Início