Araguaia: Sedap planeja ações do ‘Territórios Sustentáveis’

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) realizou reunião de planejamento na tarde da última sexta-feira (24/02) com representantes dos municípios da Região de Integração Araguaia, Sul do Pará, que participam do Programa Territórios Sustentáveis (TS). A programação ocorreu na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Redenção. O titular da Sedap, Giovanni Queiroz, participou do evento.

O objetivo foi planejar as ações que serão executadas dentro do TS nos próximos anos, em especial o biênio 2023-2024. Além da Sedap, o governo estadual foi representado por gestores e técnicos das secretarias e demais órgãos envolvidos na execução do Programa Territórios Sustentáveis, entre as quais a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e a Agência de Defesa Agropecuária (Adepará), além de representantes das unidades da Sedap vinculadas à Regional de Redenção da equipe técnica que atua diretamente no TS.

Também foram convidados para a programação representantes dos municípios de Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, Água Azul do Norte, Bannach, Rio Maria, Sapucaia, Xinguara, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu e Tucumã. .

Giovanni Queiroz destacou que a importância da reunião está no diálogo estabelecido com representantes dos diversos segmentos presentes. “Esse momento foi importante para ouvir o produtor rural, os sindicatos, os secretários de Agricultura, e trazer novidades e informações sobre como podemos acelerar o nosso setor produtivo rural, agregando tecnologia, conhecimento e financiamento para o setor. Isso é o que mais importa para o governo. O governador Helder Barbalho tem se empenhado no fortalecimento do setor produtivo rural do Estado. Temos a responsabilidade de interiorizar essa vontade, levando a oportunidade para que todos possam produzir muito mais pelo Estado do Pará”, reiterou o secretário.

Abelardo Alves, secretário de Agricultura de Bannach, aprovou a programação e disse estar otimista com relação aos resultados que o “Territórios Sustentáveis” irá proporcionar ao município. “Foi muito boa a participação da equipe da Sedap nesta programação para atender às demandas de todos os secretários aqui. Temos a perspectiva que o projeto venha funcionar, e que vai ser um sucesso bem próximo”, afirmou.

Equilíbrio – O supervisor regional do TS, Décio Matos, destacou que o programa está numa fase proeminente. “O Programa busca o equilíbrio entre a questão produtiva e a ambiental. É um alinhamento do governo do Estado com o Federal, e partir dessa ótica nos reunimos em Redenção com toda a região Sul do Pará, para tratarmos questões específicas do ‘Territórios Sustentáveis’, que está inserido no Programa Amazônia Agora, que por sua vez se insere no Programa Descarbonização do Estado do Pará”, explicou Décio Matos.Gestores estaduais e representantes de vários segmentos que participaram da reuniãoFoto: Mateus Costa – Ascom Sedap

Durante a capacitação em Redenção, informou o coordenador do TS na Sedap Tiago Catuxo, foram repassadas várias orientações aos representantes das prefeituras, e esclarecidas as dúvidas. “As prefeituras, com as suas secretarias de Agricultura, são nossos grandes parceiros em todo esse processo. A nossa equipe do TS esteve reunida com o objetivo de planejar o que a gente vai fazer nos próximos anos, em especial nos anos de 2023 e 2024. Essas ações são específicas, desde a implantação da cultura que está sendo fomentada dentro do programa como um todo, quanto ao auxílio a esse produtor”, ressaltou Tiago Catuxo.

Ascom/Sedap

Leave a Reply

Início