Crédito: CBN Especial – G20 no Brasil. — Foto: Divulgação/ CBN
No ano que vem, o Brasil vai sediar a COP30, em Belém do Pará, e assumir a presidência do Brics
Em 2025, o Brasil continua protagonista na política internacional: o país vai sediar a COP30, em Belém do Pará, e assumir a presidência do Brics.
Esses eventos foram analisados pelos convidados do painel de encerramento da agenda “G20 no Brasil”, na última quarta. O projeto, realizado por CBN, O Globo e Valor Econômico, trouxe autoridades e especialistas, ao longo do ano, pra discutir os principais temas da atualidade.
A avaliação é de que o diálogo na COP e no Brics pode ser difícil, mas que o Brasil tem as credenciais para conduzir a discussão.
O embaixador e conselheiro do Cebri Marcus Caramuru explicou que o objetivo da COP30 é renovar as metas de combate às mudanças climáticas, e destacou a autoridade brasileira no assunto.
O presidente do conselho curador do Cebri, José Pio Borges, ressaltou o papel do Brasil no diálogo entre Brics e as grandes potências ocidentais.
Também participaram do evento o governador fluminense, Claudio Castro, e o vice-prefeito eleito da capital, Eduardo Cavaliere. Eles elogiaram o sucesso da organização do G20 e reafirmaram a posição do Rio como um centro político e econômico de importância global.
Fonte: CNB