O Metrô de São Paulo por meio do Diário Oficial de terça-feira, 26 de março de 2024, abriu processo licitatório para contratar serviços de avaliação de impactos produzidos na operação ferroviária.
Segundo a licitação 10018916, a contratada deverá efetuar a “´prestação de serviço técnico de medição externa de ruído ambiental e vibração para avaliar os impactos nos receptores localizados ao longo das linhas operadas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo.”
Com os dados em posse, a companhia poderá avaliar se os locais que demandam isolamento acústico estão de acordo com as normas vigentes e caso não estiver, realizar correções.
Atualmente em alguns trechos das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, placas de isolamento acústico estão instaladas para diminuir o som produzido na passagem dos trens, especialmente em áreas localizadas ao lado de edifícios residenciais, como no trecho entre as estações Brás e Pedro II.
Isto foi adotado pelo Metrô para diminuir reclamações de pessoas em razão do som produzido durante a operação comercial e também em períodos de manutenção e fazem parte de medidas para tornar a convivência sadia entre o transporte o meio onde ele está inserido.
Fonte: Diário dos Thilhos