PBH recebe comitiva da FIFA e Ministério dos Esportes como preparação para a Copa Feminina de Futebol

Crédito: https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/pbh-recebe-comitiva-da-fifa-e-ministerio-dos-esportes-como-preparacao-para-copa-feminina

Representantes da Prefeitura de Belo Horizonte receberam, nesta segunda-feira (11), uma comitiva para a primeira reunião intersetorial de preparação para a realização a Copa do Mundo Feminina FIFA 2027 no Brasil. Participaram do encontro, membros da Federação Internacional de Futebol (FIFA), da Secretaria Geral da Copa do Ministério dos Esportes e do Governo Estadual.

Belo Horizonte será uma das oito cidades-sede da competição. Além da capital mineira, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador também receberão os jogos da décima edição da Copa, entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027.

Durante o encontro, a secretária municipal adjunta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Chyara Sales Pereira, destacou a importância da intersetorialidade e do diálogo para assegurar a qualidade da entrega dos compromissos acordados. “Este momento é um marco simbólico que sela o diálogo entre município, estado e governo federal. Apresentamos a candidatura de BH como cidade-sede ainda na administração do Prefeito Fuad e, agora, a gestão do prefeito Álvaro Damião assume esse desafio. Com a certeza a PBH fará todas as entregas conforme as exigências da FIFA e do Ministério dos Esportes para realizar um grande evento esportivo na capital”, disse.

A Secretária Extraordinária da Copa, Juliana Picoli Agatte, apresentou os trabalhos de organização coordenados pelo governo federal. “Estamos a cerca de 400 dias da abertura da Copa do Mundo Feminina. Será a primeira vez que um país da América Latina sediará a maior competição de futebol do planeta. O futebol tem o potencial para alavancar o desenvolvimento econômico das cidades-sede e movimenta um ecossistema impressionante que envolve o turismo e as economias locais”, afirmou.

De acordo com a chefe de Relações Governamentais com as cidades-sede da FIFA, Jacqueline Barros, “a Copa Feminina é o terceiro maior evento esportivo mundial. Quando apresentamos a candidatura do Brasil para receber a Copa, mostramos que conseguiríamos fazer um torneio excelente. A Copa Feminina no Brasil terá um investimento recorde da FIFA de US$800 milhões, o que significa o dobro do que foi investido na última edição, em 2023, na Austrália e Nova Zelândia”.

Ainda nesta segunda-feira (11), os representantes da FIFA, da PBH e dos governos federal e estadual fizeram uma visita técnica ao Estádio Mineirão, que vai receber ao menos cinco jogos da Copa Feminina.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte MG

Início