fbpx

5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação discute sobre política industrial

Foto: Divulgação. Fonte: Agência Gov

As políticas para o fortalecimento da indústria brasileira em bases sustentáveis e inovadoras farão parte dos três dias de debates da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação, que começou na terça-feira (29/7) e vai até quinta (1/8). Temas relativos à Nova Indústria Brasil (NIB) terão oito mesas dentro do Eixo II da Conferência.

Uma das mesas, “Nova Indústria e seus rebatimentos regionais”, será coordenada pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, que também estará na mesa de abertura, às 10h desta terça-feira. Ele representa o ministro Geraldo Alckmin, que está em viagem internacional  para acompanhar a cerimônia de posse do presidente do Irã. Já a  mesa “Política Industrial para descarbonização” terá coordenação do secretário de Economia Verde do MDIC, Rodrigo Rollemberg.

A NIB também estará presente em três das seis plenárias de trabalho (excetuando-se abertura e encerramento). A principal terá como tema “Nova Indústria Brasil: missões para CT&I nas empresas”, com participação de Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC; Aloizio Mercadante, presidente do BNDES; e Celso Pansera, presidente da Finep. Será no dia 31, às 18h15.

As demais plenárias com reflexos diretos na NIB são sobre Inteligência Artificial e Complexo Industrial da Saúde.

O MDIC participa ainda de uma mesa no Eixo IV da Conferência, “Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social”. A mesa intitulada “Os ODS no Brasil: a pesquisa e a inovação”, terão participação de Lucas Ramalho, diretor de Novas Economia na Secretaria e Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV).

Veja abaixo a agenda dos debates sobre indústria na Conferência:


Plenárias

Nova Indústria Brasil: missões para CT&I nas empresas, dia 31, 18h15, com a moderação de Celso Pansera (Finep) e participação do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante,  e do secretario do MDIC,  Uallace Moreira.

Um plano estratégico para o desenvolvimento e a utilização da Inteligência Artificial no Brasil , dia 30, às 18h15

O papel da CT&I no complexo industrial da saúde , dia 31, 10h45


Mesas de Debates

Eixo II – Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas

Política Industrial para descarbonização – dia 30, 14h, coordenação do secrtário de Economia Verde do MDIC, Rodrigo Rollemberg.

Nova Indústria e seus rebatimentos regionais , dia 31, 16h15, coordenação do secretário executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa.

As startups brasileiras: financiamento e crescimento – dia 30, 14h

Desafios e perspectivas para a indústria de semicondutores no Brasil , dia 30, 16h15

Cooperação Universidade/Empresa: articulação e adequação de instrumentos – dia 31, 14h

Ecossistemas de inovação no Brasil: avaliação de perspectivas , dia 1, 14h

Contribuição das empresas para uma transição ecológica sustentável , dia 1, 14h

Os desafios de ampliar as atividades e P&D nas empresas privadas

Eixo IV – Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social

Os ODS no Brasil: a pesquisa e a inovação – dia 30, 14h, com participação do diretor  Lucas Ramalho

Por: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)Link: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2024/julho/politica-industrial-e-destaque-na-5a-conferencia-nacional-de-ciencia-tecnologia-e-inovacao

Fonte: Agência Gov

Início