Crédito: Governo do Piauí
Plano será construído com as comunidades afetadas pelas áreas de risco, a partir de um conjunto de oficinas, capacitações, mas também vai ser feito em sinergia com os gestores municipais
O diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, participou, em Brasília, do lançamento do projeto de cooperação técnica que contempla dez municípios das regiões Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste com Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR), elaborados pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), com financiamento da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid)
Teresina está entre as cidades contempladas com o plano e será beneficiada com a iniciativa, que visa criar formas de identificar e classificar riscos em territórios urbanos, em especial nas áreas periféricas. Por meio do projeto, será possível prestar suporte à gestão de risco e planejamento de medidas que podem reduzir os desastres e seus impactos nessas comunidades.
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual, Werton Costa, o plano é algo mais sofisticado, que pressupõe não só a ida do técnico para fazer o trabalho de mapeamento, mas ele vai interagir com a comunidade e com as autoridades locais.
“É um plano que vai ser construído com as comunidades afetadas pelas áreas de risco, a partir de um conjunto de oficinas, capacitações, mas também vai ser feito em sinergia com os gestores municipais, com a câmara municipal, executivo, legislativo, os órgãos que tratam direta e indiretamente das políticas públicas de proteção e defesa civil, seja defesa civil municipal ou estadual. O produto final, além do plano municipal de redução de risco é, sem dúvida nenhuma, uma série de projetos que vão impactar positivamente a vida das pessoas”, ressalta o diretor.
De acordo com o Secretário Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Guilherme Simões, as políticas de proteção e redução de riscos devem ter como prioridade as populações mais pobres e de periferia.
“Realizamos hoje o lançamento de uma cooperação técnica entre o Ministério das Cidades e o Serviço Geológico do Brasil para assinatura de 10 planos municipais de redução de riscos dentro de uma estratégia do Governo Federal para ter até 2026, 200 planos municipais de redução de risco. Essa é uma estratégia fundamental para os municípios traçarem planos e ações para prevenir risco e desastres de deslizamentos, enchentes, alagamentos, inundações”, afirma o secretário.
Fonte: Governo do Piauí