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Editais de crescimento para carreira são anunciados por Prefeitura de Curitiba

Prefeitura de Curitiba divulga editais para crescimento de carreira. Servidor, saiba quando se inscrever. Foto: Levy Ferreira/SMCS. Fonte: Prefeitura de Curitiba

A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) divulgou os seis editais para o crescimento horizontal dos servidores da Prefeitura de Curitiba. Cada edital corresponde à respectiva lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração.

A diferença entre os editais está relacionada às condições de participação dos servidores. De modo geral, no crescimento horizontal, os servidores pontuarão desde que tenham feito cursos (até 12 pontos) e que tenham participado de conselhos, comissões e comitês (máximo de 8 pontos).

Para os profissionais da Educação, vale também a participação em associações de pais das unidades educacionais e conselhos de escola ou centro municipal de educação infantil.

Já os guardas municipais pontuam exclusivamente com os cursos que fizeram (até 20 pontos).

O calendário do crescimento horizontal de 2024 é o mesmo para todas as carreiras. As inscrições serão abertas às 8h do dia 1º de agosto e terminam às 17h do dia 16. Até lá, a recomendação é para que os servidores verifiquem a documentação registrada e providenciem o que estiver faltando.

Servidores com dois padrões, portanto, que tenham dois cargos, podem fazer a sua inscrição duas vezes, nas duas matrículas, utilizando as mesmas comprovações.

Comprovantes

Os servidores podem conferir no Portal do Servidor os cursos que fizeram e que estão registrados. Basta pesquisar “Procedimentos internos”. Os cursos realizados e certificados pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) devem estar cadastrados e validados no sistema.

Quem realizou algum curso do Imap que não aparece no sistema do Portal do Servidor deverá entrar em contato com o Instituto pelo e-mail eap@curitiba.pr.gov.br .

A inclusão de outros cursos deverá ser feita a partir de 1º de agosto, paralelamente ao início do prazo de inscrições. Cursos e eventos que já tenham sido considerados em procedimentos de carreia anteriores não poderão ser utilizados. Cursos de escolarização formal, também não.

Os servidores que participaram de conselhos, comissões e comitês municipais podem encontrar os atos de nomeação no Legisladoc, serviço do Portal do Servidor. Quando a consulta externa de atos estiver aberta, é só preencher o nome completo no último campo do quadro, denominado “texto” e conferir os atos que demonstram que o servidor integrou algum órgão, conforme estabelece o edital. Todos os atos ali registrados foram publicados no Diário Oficial.

Retomada

Os procedimentos de carreira foram suspensos em 2017, quando não havia recursos para manter o pagamento. Crescimentos têm grande impacto na folha de pagamento da Prefeitura de Curitiba. Desde que as leis do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração foram debatidas, aprovadas e sancionadas, em 2023, já foram realizados os procedimentos de transição para os profissionais de enfermagem e professores de Educação Infantil.

Neste ano, será a vez do crescimento horizontal, procedimento de desenvolvimento na carreira no qual os servidores ativos concorrem entre os que fazem parte da mesma carreira. Os classificados mudam a sua posição na tabela salarial e garantem aumento equivalente a uma referência, ou seja, 2,8%. Eles passam da referência atual para a imediatamente superior, desde que no mesmo nível.

A previsão para 2025 é realizar o crescimento vertical, com ganhos de 15%.

Editais do crescimento horizontal de 2024*:

Edital 1 – plano geral (diversas carreiras)

Edital 2 – auditor fiscal de tributos municipais 

Edital 3 – guarda municipal

Edital 4 – procurador

Edital 5 – profissional do magistério

Edital 6 – professor de educação infantil

*Ao abrir o link, clique no anexo (coluna à esquerda) e leia o edital completo

Anote as principais datas do crescimento horizontal:

  • Período de inscrição – 8h de 1/8 às 17h de 16/8
  • Análise das condições de participação – 19 a 22/8 
  • Publicação da relação preliminar de inscritos – a partir das 18h de 23/8
  • Prazo para interposição de recursos quanto à relação preliminar de inscritos – 26 e 27/8 
  • Publicação da relação definitiva de servidores inscritos – a partir das 18h de 9/9
  • Seleção dos critérios de pontuação pelo servidor – 8h de 10/9 às 17h de 30/9
  • Publicação do resultado preliminar – a partir das 18h de 5/11

Fonte: Prefeitura de Curitiba

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