Nos estados, PL e PT são partidos com mais deputados em assembleias legislativas

O PL, partido de Jair Bolsonaro, e o PT, partido de Luiz Inácio Lula da Silva, não elegeram apenas o maior número de deputados federais, mas também de deputados estaduais.

Segundo levantamento feito pelo portal g1, o PL chegou a 129 deputados nas assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal e triplicou o número em relação a 2018, quando elegeu 43 deputados estaduais. O partido conquistou 12,18% do total de eleitos.

O partido de Bolsonaro tem maioria nas assembleias do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e de São Paulo, além do Distrito Federal.

Já o Partido dos Trabalhadores teve 118 deputados estaduais eleitos, sendo que em 2018 foram 85. A legenda tem maioria em Minas Gerais, no Piauí e no Rio Grande do Sul.

O levantamento mostra que o partido que mais aumentou o número de deputados foi o Republicanos, que subiu de 42 para 76. O PSDB, por outro lado, teve queda de 26%: elegeu 54 deputados estaduais este ano, enquanto, em 2018, foram 73.

O União Brasil foi o partido com a terceiro melhor número: elegeu 100 deputados para as assembleias legislativas. A legenda é a junção do DEM com o PSL.

Da Redação

Início