Crédito: Foto Karim Kahn Sesi SP
Programa do Sesi-SP une literatura, inclusão e aprendizagem para despertar o prazer da leitura em mais de 600 mil alunos da rede pública do Estado de São Paulo. Projeto visa ampliar repertório, desenvolver competências e reduzir desigualdades educacionais.
Um novo capítulo na educação pública
A leitura é uma das ferramentas mais poderosas para desenvolver cidadãos críticos, criativos e conscientes. Com base nessa premissa, o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) lançou o programa “Para Ler e Crescer”, uma iniciativa educacional de grande escala voltada à promoção da leitura literária entre crianças do Ensino Fundamental I, matriculadas em escolas públicas dos municípios paulistas.
O projeto é um desdobramento da iniciativa Sesi Para Todos, e tem como objetivo principal formar leitores autônomos, que se encantem pelos livros desde cedo e levem esse hábito para a vida toda.
Objetivos e metas do programa
O “Para Ler e Crescer” foi desenhado para atender, inicialmente, mais de 600 mil estudantes em todo o estado de São Paulo, por meio de parcerias com prefeituras que aderem à iniciativa. As metas principais envolvem:
- Ampliar o acesso à leitura literária com acervos diversificados e atualizados nas escolas;
- Formar professores e mediadores de leitura, promovendo oficinas, cursos e acompanhamento pedagógico contínuo;
- Estimular o gosto pela leitura desde os primeiros anos escolares, com práticas integradas ao currículo;
- Reduzir desigualdades educacionais por meio da leitura como instrumento de inclusão;
- Criar ambientes leitores acolhedores, com bibliotecas, espaços temáticos e feiras literárias escolares.
Leitura como direito e experiência de mundo
Para o Sesi-SP, a leitura não é apenas uma ferramenta escolar, mas um direito cultural e social. O projeto valoriza o livro literário como instrumento de imaginação, empatia e expansão do repertório dos estudantes.
O conceito central do programa é formar leitores com vínculo afetivo com o livro, indo além das práticas tradicionais de interpretação de texto. A proposta é criar situações vivas de leitura: contação de histórias, rodas de conversa, saraus, dramatizações e visitas de autores. Segundo a Professora Regina Machado, coordenadora pedagógica do Programa, “O ‘Para Ler e Crescer’ não quer apenas ensinar a ler, mas formar leitores apaixonados. Nosso foco é fazer com que a leitura seja prazerosa, cotidiana e transformadora.”
As prefeituras interessadas em participar do programa Para Ler e Crescer devem firmar um acordo de cooperação técnico-científica com o Sesi-SP, sem necessidade de licitação e sem repasse financeiro.
Distribuição dos Livros
- O Sesi-SP encaminhará periodicamente os livros às prefeituras.
- As prefeituras serão responsáveis pela logística de distribuição para as escolas municipais.
- As escolas farão a entrega dos títulos aos alunos.
Dessa forma, garantimos que milhares de crianças tenham acesso a uma leitura de qualidade e novas oportunidades de aprendizado!
Fonte SESI SP