Secretários municipais de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos elegem diretoria do Fórum Nacional

Está eleita a nova diretoria do Fórum Nacional de Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos. A eleição, que teve apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), foi realizada nesta terça-feira, 9, em assembleia virtual extraordinária e o secretário de Meio Ambiente de Guarujá/SP, Sidnei Aranha, assumiu como novo presidente da entidade.

Compõem ainda a diretoria eleita: Celso Alves de Araújo, secretário municipal de Meio Ambiente de Guarapuava/PR, como vice-presidente, José Marcos Luedy Oliveira, secretário de Meio Ambiente de Itacaré/BA, como secretário-geral do Fórum; e Marta Arce de Brito, gestora de Resíduos Sólidos e Diretora do Departamento de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Jandaia/GO, como secretária-geral suplente.

Cerca de 100 secretários(as) e gestores(as) de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (ou áreas similares dos municípios) participaram do encontro remoto. O secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre, também esteve presente.

Sidnei Aranha elogiou a presença maciça de todos e já propôs alguns passos para a nova gestão. “Vamos nos reunir na próxima semana para fechar o texto e os pontos a serem discutidos em Aracaju”, referindo-se à 81ª Reunião Geral da FNP, que será realizada de forma presencial na capital sergipana nos dias 25 e 26 de novembro. Saiba mais. Além disso, Aranha já está prevendo uma reformulação no plano de trabalho para a entidade. “Esse é um fórum de todos. Fico feliz até que haja embates, porque é sinal de que todos querem participar e ajudar”, finalizou Aranha. 

Foram eleitos, ainda, os coordenadores regionais – titulares e suplentes. Pela região Centro-Oeste, foram escolhidos Sávio Rodrigues Calaça, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida de Goiânia/GO, como titular e Silvio de Moraes Vieira, presidente do Serviço de Limpeza Urbana de Brasília/DF, como suplente; no Sul, Paulo Gustavo de Limas Ribas, secretário de Limpeza Urbana de Maringá/PR, e Marcos José Chaves, engenheiro ambiental em Marechal Cândido Rondon/PR; pelo Sudeste, Frederico Arthur Souza, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Itabirito/MG, e Luiz Carlos Fróes Garcia, presidente da Companhia de Limpeza de Niterói/RJ; e pelo Nordeste, Bruno Azevedo Cabral, diretor de Limpeza Urbana em Recife/PE, e Marileide Carvalho, de Barreiras/BA. A região Norte elegerá seus representantes em breve.

Colegiados
Durante o encontro virtual, as regiões Sul e Sudeste sugeriram a criação de colegiados. A instituição dessas instâncias será referendada em reunião específica que debaterá alterações no estatuto. Os nomes que comporão esses colegiados já foram escolhidos. 

Na região Sul, Keli Starck, secretária de Meio Ambiente de Pato Branco/PR; Angela Meira, secretária de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu/PR; Júlio Agápio, secretário de Meio Ambiente de Torres/RS; Miltinho Matia, diretor de Resíduos de Lages/SC; Elias Belco, secretário de Meio Ambiente de Fazenda Rio Grande/PR; e Edelcio Marques dos Reis, diretor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba/PR.

O colegiado da região Sudeste será composto por André Luiz das Neves, secretário adjunto de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema/SP; Jaqueline Modesto dos Reis Hieda, secretária de Meio Ambiente de Valparaíso/SP; Rodnei Otávio Minelli, secretário de Serviços Públicos de Guarulhos/SP; Carlos Eduardo Nascimento Alencastre, secretário de Infraestrutura de Ribeirão Preto/SP; Samuel de Oliveira, secretário de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano/SP; Gisele Pereira Teixeira, diretora geral Limpeza Urbana de Juiz de Fora/MG; Mário Bueno, secretário adjunto de Meio Ambiente de São Vicente/SP; e Renato Gonfiantini, secretário de Meio ambiente de Lavínia/SP.

Da Redação

Prefeitos & Governantes

Início