Além dessa ferramenta o município ainda ampliou seus sistemas de remédios na cidade
A Prefeitura de Cotia, por meio das Secretarias de Saúde e de Gestão Estratégica e Inovação, universalizou o projeto “Conexão Saúde – Cotia cuidando de você”, com isso, o aplicativo ‘Saúde Simples Cotia’ passou a disponibilizar a agenda on-line de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para os pacientes.
As UBS’s passaram por alguns reparos e, em algumas, a Prefeitura precisou instalar novas redes de telefone e internet (conforme a necessidade de cada uma) para a implantação do sistema. Todas receberam monitores de senha, além de totens de autoatendimento. Na UBS do Caputera foi feita a maior intervenção: a Prefeitura ampliou de dois para cinco consultórios médicos, os banheiros foram reformados e contam com acessibilidade. A UBS tem sala de vacina, sala de procedimento, recepção, duas salas de espera para os pacientes, uma farmácia e uma sala administrativa.
O projeto
Cotia cuidando de você foi concebido pelo governo municipal e todas as UBS’s foram informatizadas, foi criado o aplicativo Saúde Simples Cotia, o projeto-piloto funcionou, inicialmente, da UBS do Portão, e todas as adequações foram feitas antes de o sistema ser levado para toda a rede de Atenção Básica do município. Por meio do Conexão Saúde qualquer morador que tenha cadastro em uma UBS pode marcar ou desmarcar consulta com a atenção básica, além de acessar a disponibilidade de medicamentos por farmácia, agendamentos realizados e o histórico das últimas consultas.
Todo o projeto foi desenvolvido em parceria com o Instituto Tellus, que trouxe a sua expertise em criação de serviços públicos inovadores, a empresa OM30, responsável pelo sistema e, a Roche Farmacêutica do Brasil e o Instituto Beth Jacob Laffer investiram no projeto.
Além das adequações físicas e de sistema, a Prefeitura, em parceria com o Instituto Tellus realizou o treinamento e sensibilização dos colaboradores de todas as UBS’s, além disso, todos passaram por operação assistida e diagnóstico de uso e funcionamento do sistema. A última etapa da implantação diz respeito à comunicação visual das unidades: cada setor foi identificado por cores, além disso, ganharam painéis de senha.
Mais conectada
Por meio do Projeto ‘Conexão Saúde – Cotia cuidando de você’, a Prefeitura lança mão da tecnologia para agilizar, otimizar e facilitar a relação entre o usuário e o serviço de saúde. Por meio do aplicativo “Saúde Simples Cotia” o usuário das UBS’s pode agendar, cancelar consultas e procedimentos remotamente. Além disso, as agendas das unidades também estão disponíveis no totem de autoatendimento (instalado em cada UBS) e no portal da Prefeitura de Cotia (no link da Secretaria de Saúde).
Para acessar a agenda basta o paciente baixar o aplicativo “Saúde Simples Cotia”, disponível gratuitamente para celulares e tablets ou, ainda, acessar o site da Prefeitura (www.cotia.sp.gov.br), entrar em ‘Secretaria de Saúde’ e ‘Agendamento SUS’.
Com o uso da tecnologia, a Prefeitura espera grande impacto na queda do absenteísmo, pois o sistema permite que o usuário seja lembrado do seu agendamento e possa responder confirmando ou cancelando a consulta, caso não possa comparecer, com isso, libera a vaga para outra pessoa.
Remédios
Mas as novidades não param por aí, a Secretaria da Saúde de Cotia implantou um sistema de controle informatizado de medicamentos que vai melhorar a eficiência e controle na distribuição para a população. A medida faz parte do projeto do prefeito Rogério Franco de modernizar e humanizar o atendimento em todos os serviços públicos.
“O projeto já está em andamento e integra novas ações para modernizar e humanizar o atendimento nas unidades de saúde. Também estamos viabilizando a informatização das UBS, através da implantação do prontuário eletrônico, e reestruturando diversos serviços para melhorar a assistência em toda cidade. Tem muita coisa boa vindo por aí!”, comentou Franco pelas redes sociais.
De acordo com o secretário da Saúde, Magno Sauter, a informatização é um salto positivo que Cotia dá em benefício da população. “A informatização dos processos atende as expectativas de melhoria e qualidade do atendimento, segurança no manuseio do prontuário e aumento na eficácia”, avaliou.
Tecnologia
Para evitar que o morador da cidade precise fazer vários deslocamentos em busca de medicamentos, a Prefeitura está desenvolvendo um aplicativo e um site para que as pessoas cadastradas localizem a farmácia mais próxima de sua residência que tem o medicamento prescrito. “Também está em teste o sistema de envio de mensagens por SMS para que todos os munícipes não se esqueçam da data da consulta agendada. Com essas ações, a Prefeitura está aplicando a inovação para humanizar e melhorar o atendimento nas unidades de saúde”, disse Raphael Camargo, secretário de Gestão Estratégica e Inovação.
Para Magno Sauter, o impacto desta comunicação entre a rede de saúde e a população será positivo em todos os sentidos. “O sistema de SMS vai ser muito útil para a diminuição nas faltas a consultas e servirá como importante ferramenta na redução das filas na atenção básica de saúde.”
Da Redação