Interrupção parece decorrer, pelo menos em parte, de uma atualização de software emitida pela CrowdStrike, em sistemas Microsoft Windows
Uma falha cibernética global atingiu importantes serviços no mundo todo, interrompendo conexões de transporte público, atrasando voos internacionais e restringindo operações de estabelecimentos de saúde e empresas.
Aqui está o que você precisa saber
O que está por trás da falha?
A interrupção parece decorrer, pelo menos em parte, de uma atualização de software emitida pela CrowdStrike, em sistemas Microsoft Windows.
A empresa de segurança cibernética dos EUA disse aos clientes nesta sexta-feira (19) que os engenheiros estavam abordando o problema, de acordo com um aviso visto pela CNN.
O problema é específico do Falcon, que é projetado para proteger arquivos salvos na nuvem.
Quanto tempo durará a interrupção?
A Microsoft disse que a “causa subjacente” da interrupção “foi corrigida”, acrescentando que o impacto residual ainda está afetando alguns serviços.
“Estamos conduzindo mitigações adicionais para fornecer alívio”, disse a empresa de tecnologia em uma publicação no X (antigo Twitter).
Alguns serviços foram restaurados, mas outros ainda estão lidando com as interrupções.
Quem foi afetado?
Bancos globais, serviços médicos e infraestrutura crítica foram impactados pela interrupção.
Provedores médicos, incluindo o Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) do Reino Unido e uma das maiores instalações de saúde da Europa no norte da Alemanha, foram sufocados por atrasos de TI.
Enquanto isso, bancos, emissoras e supermercados na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido foram afetados, incluindo as emissoras ABC News e Sky News.
Companhias aéreas são as mais atingidas
Cenas de viajantes nervosos lotaram os corredores dos principais aeroportos nesta sexta-feira, enquanto as transportadoras dos EUA e outras companhias aéreas internacionais na Europa, Ásia e Oriente Médio tiveram que atrasar e cancelar voos.
Há cerca de 110 mil voos comerciais programados hoje em todo o mundo, de acordo com dados preliminares da Cirium, uma empresa de análise de aviação, compartilhados com a CNN.
Às 7h, horário de Brasília, havia 1.390 voos cancelados globalmente. Esse número está crescendo.
Resposta internacional
A Casa Branca diz que está “investigando” a interrupção causada pelas interrupções cibernéticas da manhã de sexta-feira.
“Estamos cientes do incidente e estamos investigando o problema e os impactos”, disse um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca à CNN.
Enquanto isso, o governo do Reino Unido realizou uma reunião de emergência para discutir a interrupção, disse Downing Street, de acordo com a agência de notícias PA Media do Reino Unido.
Fonte: CNN Brasil