fbpx

Novembro Azul: campanha fortalece importância do autocuidado masculino

Crédito: UBSs e Clínicas da Família ofertam avaliação individualizada para os homens

No mês dedicado à saúde masculina, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) relembra a importância da adoção de hábitos saudáveis e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família ocorre a oferta de ações de autocuidado que incluem e vão além das consultas e dos exames preventivos.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, entre 2023 e 2025, serão registrados 71.730 novos casos da doença por ano, um aumento de 8% em relação ao triênio anterior.

Em Jundiaí, até setembro, foram 214 casos. No mesmo período do ano passado, foram 126 ocorrências. Em 2023, o ano todo, 162 homens foram diagnosticados com a doença. Atualmente, 120 homens estão em tratamento de radioterapia e 498 em hormonioterapia. O atendimento, na cidade, ocorre de maneira integral a partir dos Hospitais São Vicente e Universitário, sendo o paciente acompanhado por médico-cirurgião urologista, médico oncologista clínico e equipes de radioterapia, de psicologia e de serviço social.

“É fundamental lembrarmos que com o diagnóstico precoce aumentam as chances de cura. Por isso, anualmente, a campanha Novembro Azul faz o chamado para os homens buscarem os exames preventivos e, também, adotem medidas simples como a prática de atividades físicas e a alimentação saudável para prevenção tanto do câncer de próstata como outras doenças”, destaca o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Rastreio
Em todas as UBSs e nas Clínicas da Família ocorre a oferta de avaliação individualizada dos homens. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, é efetuado o rastreio do câncer de próstata a partir dos 50 anos. Em afrodescendentes ou com história de neoplasia de próstata na família, essa avaliação é iniciada aos 45 anos.

“Atuamos, ao longo do ano e a partir de equipe multiprofissional, para o cuidado da saúde do homem com foco na prevenção do câncer de próstata e de várias outras doenças, como o diabete, o colesterol e as doenças cardiovasculares. Em todos os equipamentos da Atenção Básica, também ofertamos atividades complementares, como grupos de alongamento, ginástica corporal, meditação, entre tantos outros voltados à promoção da saúde. Basta o usuário procurar a sua unidade de referência para se informar”, ressalta a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde da UGPS, Ana Paula Rosa.

Fonte: Jundiaí SP

Início