Prefeituras da Grande São Paulo destacam investimentos em tecnologia e inovação

Prefeitos e gestores de 60 municípios participaram na manhã desta quinta-feira (14) do Webinar das Cidades Digitais da Grande São Paulo para troca de experiências entre as Prefeituras e apresentação das ações de transformação digital dos municípios da região.

O evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), mostrou como Itapevi, Mogi das Cruzes, Santo André e Santos investem na modernização dos serviços públicos. “Atravessamos em função da pandemia uma ruptura, o reinicio de uma atenção muito necessária nesta área da administração pública porque se antes tratávamos a tecnologia como importante, agora a gente sabe que se tornou essencial. Por isso a importância deste encontro para o compartilhamento de informações que contribuam com o planejamento das cidades neste momento desafiador”, observou o diretor da RCD, José Marinho.

Apresentado pela jornalista Valdireni Alves, o Webinar das Cidades Digitais da Grande São Paulo também trouxe detalhes da experiência de transformação digital que vem ocorrendo no governo federal e como os municípios podem usufruir de sistemas disponibilizados pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

Para a coordenadora-Geral de Relacionamento e Portfólio da pasta, Loyane Tavares, a oferta de serviços pelo meio digital com qualidade melhora a relação entre sociedade e Estado. “Isso significa melhorar a vida das pessoas e quando a gente torna essa relação do cidadão com o Estado mais direta e mais ágil, a gente aumenta a confiabilidade também nessa interação do Estado com a sociedade”, argumenta.

Modelos – O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, citou o desafio da cidade de 450 mil habitantes de instituir uma nova cultura na administração municipal ao mesmo tempo em que a Prefeitura acelera os investimentos em tecnologia. “Temos uma cultura muito do papel. Estamos num processo agora de licitação em que a nossa meta é digitalizar tudo”, conta. “Mas antes de digitalizar, temos redesenhado todos os processos internos da Prefeitura”, completa o prefeito.

Já a experiência de Santo André, referência do Grande ABC em rankings das cidades amigas da internet e na prestação de serviços inteligentes, também traz boas práticas aos municípios que buscam modelos voltados para a tecnologia e inovação. De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, a gestão municipal aplica o processo OPA que significa observar as oportunidades e dificuldades, planejar e agir. “As cidades que verdadeiramente querem transformar essa ação é fundamental”, argumenta Banzato.

Em Itapevi, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Martins, destaca que, além de uma reforma administrativa no início da gestão, o investimento na infovia para conectar os prédios públicos via fibra óptica foi importante para a melhoraria dos índices da cidade junto a órgãos controladores. “Com isso ganhamos conectividade, redução de custos, telefonia voip, hoje nós temos internet nas praças, os munícipes têm uma internet de qualidade e as empresas também acabam tendo uma comunicação muito melhor”, ressalta.

Litoral – As inovações da Prefeitura de Santos também foram destaque no evento desta quinta. De acordo com o secretário de Planejamento e Inovação de Santos, Fábio Ferraz, o Centro de Controle Operacional (CCO) da cidade conta atualmente com 1.600 câmeras, integrando órgãos municipais e forças de segurança para o monitoramento urbano e atendimento aos cidadãos em várias áreas. “Além de terem o monitoramento, têm funcionalidades, softwares acoplados integrados. A ideia é que nós possamos integrar todos os serviços públicos, o monitoramento, dentro de um mesmo ambiente”, disse o secretário, destacando também outros projetos estruturantes dentro do conceito de cidade inteligente como o Sistema de Informações Geográficas de Santos (SIGSantos).

O Webinar das Cidades Digitais da Grande São Paulo teve a parceria da S.Clara Comunicação, Sigma Telecom, Furukawa, Sonner, Banco de Preços. Dígitro e 1Doc.

Da Redação

Prefeitos & Governantes

LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp