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Processo licitatório contratará empresa para cuidar de semáforos

A Prefeitura de Goiânia vai reabrir o processo licitatório para a contratação de uma empresa para cuidar dos semáforos. A previsão é que as propostas das empresas interessadas na licitação sejam abertas no mês de março e que o serviço seja iniciado 30 dias após a assinatura do contrato.

Essa empresa será responsável pela manutenção dos semáforos, instalação de equipamentos de controle de tráfego e implantação de um Centro de Controle Operacional para a engenharia de trânsito na cidade.

O edital da licitação havia sido publicado no ano passado e foi adiado pela prefeitura no dia 11 de maio. A justificativa dada na época pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) havia desatualização no modelo da licitação.

O secretário Municipal de Mobilidade, Horácio Mello, disse que a intenção é implantar um software de controle de tráfego com uma tecnologia em que é possível verificar qual a demanda de tempo semafórico para a quantidade de veículos que está passando pelo cruzamento em determinado momento.

“O semáforo inteligente que é a terceira licitação prevista para 2023 e o começo de 2024 é o semáforo conversar com ele mesmo e já existe essa tecnologia. Um exemplo, na Avenida Araguaia, por exemplo, o semáforo com a Rua 3 já existe uma programação que para que a partir dele haja uma conversa com outros semáforos, como o da Rua 1. Eles vão modificando com muitos segundos e depois voltam ao normal como teria programado anteriormente pelo engenheiro, de maneira autônoma”, pontua

O atraso na licitação encareceu o serviço em R$ 19 milhões. A licitação do ano passado somava mais de R$ 30 milhões enquanto que agora a previsão é de custar mais de R$ 49 milhões.

Fonte: Prefeitura de Goiânia

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