Crédito: Blog Portal Pós
Terminamos mais um ano letivo e milhares de professores felizes finalizando seus relatórios, retirando seus pertences dos armários e a escola ficando vazia sem aquela vida escolar que são os alunos, professores e suas diversas atividades curriculares.
Neste cenário de finalizando de ano letivo quanto secretaria e gestor de escola já estamos desde outubro na organização do ano letivo 2025 ainda mais após as eleições em conjunto com a transição de governo conhecendo e alinhando os possíveis novos projetos educacionais que permeiam as necessidades educacionais vigentes.
Vale salientar como sempre menciono como analista de politicas públicas educacionais que o conhecimento de um ano letivo desde seus dados avaliativos, formações, infraestrutura, mobiliários didáticos pedagógicos etc… é importante para em conjunto com o PME Municipal e o PPP da unidade escolar alinhar novas metas e projeções de estratégias de curto, médio e longo prazo que determine o sucesso da qualidade educacional ao longo do ano letivo.
Neste cenário de planejamento e avaliação das novas perspectivas e estratégias que serão implementadas fundamenta a preocupação de dar continuidade do padrão de qualidade pré estabelecido pelas leis federais e do novo Fundeb além do que é previsto no art. 70 da LDB manutenção e desenvolvimento de ensino.Sendo assim, a constância de adequar e planejar as salas de aulas, as metodologias e estratégias coerentes com os indicadores de qualidade em conjunto com as formações iniciais e continuadas estabelecem fontes de possibilidades e alternativas de rever e aplicar corretamente o se fazer escola de acordo com as reais necessidades educacionais presentes em cada unidade escolar.
Para o cenário educacional 2025 com as escolas em tempo integral, os indicadores de qualidade e o novo plano nacional de educação enfatizar a qualidade em todas as metas e estratégias de cada etapa e modalidade de ensino é extremamente importante para direcionar todas as ações pertinentes a educação pública municipal.
O padrão de qualidade não deve ser somente aplicado, mas revisto constantemente para o sucesso da educação que tanto buscamos.
Fonte: Palmira Tolotti