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Na finalização de ano enquanto muitos planejam suas festividades e viagens milhares de gestores e secretários de educação finalizam calendário escolar letivo com a ênfase dos nuances dos indicadores de qualidade de fato no que favoreceu estes dias letivos.
Se organizam na preparação do próximo ano seja com atribuição de aulas, planejamento escolar e mesmo de materiais didáticos pedagógicos que precisam ser licitados agora para que para o inicio de ano já possam ser utilizados pelos alunos no início do ano letivo além de merenda escolar, transporte e muitos outros.
A seriedade dos profissionais a frentes das unidades escolares em zelar pelo patrimônio público e observar os projetos que foram realizados e suas expectativas foram de fato alcançadas.
O fechamento letivo com cada professor com base nos seus relatórios, diários de classe, avaliações e demais registros apresentando a vida escolar de seus alunos.
Todas estas e milhares de outros detalhes, necessidades, objetivos, relatórios e fechamentos como de prestação de contas viabiliza um cenário educacional mas sobretudo informações pertinentes para a transição de governo para que estas informações sejam analisadas e fundamentadas para se construir, mediar e propiciar um planejamento estratégico com base no plano municipal de educação do município para direcionar ações de curto, médio e longo prazo favorecendo as unidades escolares no que tange a busca ativa, o aluno sujeito de aprendizado com qualidade em uma escola que possa lhe oferecer condições de integridade e relações humanas saudáveis.
Dentro destas considerações como analista de políticas públicas e em acompanhamento a diversas secretarias de educação e unidades escolares a base e preocupação do fechamento do ano é sobretudo o aprendizado do aluno e tudo aquilo que a escola com todas as suas dificuldades possibilitou para que este aluno pudesse garantir seu aprendizado satisfatório em conjunto com a família e toda a equipe de gestão e da secretaria de educação.
A transição de governo não consiste apenas numa mudança de pessoas, de projeto e ou metas, mas de informações que deveriam ser acatadas, validadas e direcionadas nas medidas dos resultados apresentados pela atual gestão.
Como consultora enfatizo em minhas palavras que a educação é contínua encerramos um ano letivo, mas não o histórico dela que tramita aos próximos anos por meio da vida escolar do aluno, de tudo o que ele pode viver, aprender, brincar, usufruir de um ambiente educativo satisfatório e com múltiplas aprendizagens.
Não encerramos o que dá certo, mas deveríamos aproveitar, adequar e persistir nos indicadores que apresentar alto desempenho.
Fonte: Palmira Tolotti