Cidade Inteligente precisa facilitar a vida das pessoas, diz prefeito de Jaguariúna

Uma gestão municipal que investe para facilitar o acesso da população aos serviços públicos é imprescindível para que as cidades se tornem efetivamente inteligentes. Foi o que destacou o prefeito Gustavo Reis durante o RCD Cidades, no dia 20 de maio, durante o programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor José Marinho.

Na cidade, considerada a mais inteligente entre localidades com até 100 mil habitantes, em rankings recentes, 86 em cada 100 pessoas têm acesso à internet, fator que contribui também, na opinião do prefeito, para fomentar esse ambiente de conectividade. “Cidade Inteligente é ter uma cidade conectada, a prestação dos serviços da sua municipalidade à disposição do munícipe de maneira muito mais prática, fácil e dinâmica. É você conseguir disponibilizar aos seus moradores acesso a serviços, ou seja, conseguir facilitar a vida do cidadão”, resumiu Reis.

“Nós criamos um cartão cidadão, chamado CCC Jaguariúna, um aplicativo onde o cidadão tem a possibilidade de verificar no posto de saúde que ele deseja marcar a sua consulta e pode verificar também se o remédio está disponível”, conta o prefeito destacando também o aplicativo Busão na palma da mão, que informa aos usuários do transporte público em tempo real a localização dos veículos.

Ainda segundo o prefeito, são diversas ações tecnológicas implantadas para atender setores como Educação e Saúde.

Na cidade também estão instaladas multinacionais de diferentes áreas que contribuem para o seu crescimento econômico. Jaguariúna foi o 10º maior Produto Interno Bruto por habitante do Brasil no ano de 2017, segundo levantamento divulgado pelo IBGE no final de 2019.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a cidade é o segundo maior PIB, atrás apenas de Paulínia. “Essa política que fazemos de atrair empresas do setor de tecnologia faz com que a gente tenha de fato um destaque nesse sentido”, observou o prefeito ao comentar sobre incentivos fiscais e formação de mão de obra qualificada para a cidade.

Postes Inteligentes – Jaguariúna também prepara uma parceria público-privada para modernização da iluminação pública da cidade de 58 mil habitantes. “Vamos ter na cidade a troca da luz de mercúrio para luz de led e que a gente tenha a cidade inteira conectada com a tecnologia mais moderna que tiver na oportunidade da parceria público-privada. Isso vai facilitar ainda mais a velocidade, a conectividade”, ressalta o prefeito.

Para o diretor da RCD, José Marinho, o modelo de Jaguariúna pode trazer ideias e auxiliar na formulação de políticas públicas nas cidades que buscam investir na transformação digital. “A pandemia acelerou esse processo e a tecnologia, se antes era importante, agora é imprescindível para a gestão pública”, destacou o diretor.

Fonte: RCD Cidades

Publicado Por Prefeitos & Governantes

LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp