fbpx

Nove governadores firmam compromissos para a região Nordeste

Os governadores dos nove estados do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Piauí) propuseram no dia 20 de janeiro, durante encontro anual, a alteração da reforma tributária brasileira e a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional.

Os gestores se comprometeram com a formulação do novo modelo de gestão fiscal, da reforma tributária, criando novos instrumentos de políticas públicas para o desenvolvimento regional, além da criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional que substitua os instrumentos vigentes da guerra fiscal.

Governadores elencaram demandas que foram apresentadas em novo encontro com governadores brasileiros, desta vez com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 27 de janeiro, em Brasília.“Podemos discutir muita coisa, mas tudo precisa de recursos”, disse, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, reafirmando que a região está muito bem representada no Governo Federal com a ocupação de Ministérios que cuidam da área social e defendeu a inclusão de nordestinos ocupando as vice-presidências de instituições financeiras do país. “Recomendo ainda uma aproximação entre os consórcios do Nordeste e da Amazônia”, completou.

Ainda durante o encontro, os governadores  reafirmaram que “a PEC 45” (Reforma Tributária) deve ser aprimorada com a emenda 192 e que haja compatibilização para que os estados não percam arrecadação e tenham mais condições para o enfrentamento de suas responsabilidades”.

Líderes estaduais também se comprometeram em “trabalhar sinergicamente para que nossa história e nossas experiências sejam valorizadas, nossos problemas sejam visíveis e enfrentados em bloco e de maneira objetiva”.

O Encontro de Governadores do Nordeste é o primeiro promovido por João Azevêdo enquanto presidente do Consórcio Nordeste. O presidente Lula foi representado no evento pelo secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano.

Além de João Azevêdo, os estados nordestinos são governados por Raquel Lyra (Pernambuco); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); Paulo Dantas (Alagoas); Jerônimo Rodrigues (Bahia); Elmano de Freitas (Ceará); Carlos Brandão (Maranhão); Rafael Fonteles (Piauí); e Fábio Mitidieri (Sergipe).

Da Redação

Fonte: Assessoria do Encontro de Governadores

Início